Ladário comemora dia da padroeira com missas, show e procissão

O dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário, é celebrado com missas; procissão e shows musicais. O principal deles terá a apresentação do padre Antônio Maria, nesta quarta-feira, 24 de outubro. A data marca o ponto alto das comemorações em homenagem a Santa, que tiveram início no dia 15 deste mês. A primeira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário, é celebrado com missas; procissão e shows musicais. O principal deles terá a apresentação do padre Antônio Maria, nesta quarta-feira, 24 de outubro. A data marca o ponto alto das comemorações em homenagem a Santa, que tiveram início no dia 15 deste mês.

A primeira missa do dia aconteceu às 06 horas na sede do Santuário ladarense. Em seguida, houve o café com Nossa Senhora dos Remédios. Outras sete missas estão programadas para o período entre 09h e 19 horas. Sendo que às 10h será celebrada a missa das autoridades, com presença de representantes dos poderes Executivo; Legislativo e Judiciário da região. Para o meio-dia está programado o Ângelus e repicar de sinos.

A programação festiva segue ao longo do dia e às 19 horas acontece missa campal seguida de procissão luminosa pelas ruas de Ladário. Às 21 horas tem início o show musical do padre Antônio Maria. Todos os eventos acontecem na própria igreja Nossa Senhora dos Remédios ou na praça em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Consagração de Santuário

Os poderes atribuídos a Nossa Senhora dos Remédios, que segura o Menino Jesus com o braço esquerdo e um ramo de bálsamo com a mão direita, ultrapassaram municípios e fronteiras. Tanto que a Igreja Santuário, após colecionar centenas de relatos de milagres e virar centro de peregrinação, recebeu a consagração de Santuário em 2008. E pelo quarto ano comemora seu dia, neste 24 de outubro, como Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Nossa Senhora dos Remédios é considerada a santa dos enfermos e desesperados. A igreja, construída em estilo semi-gótico, está completando 120 anos. Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada a Ladário. Em 2011, a Igreja recebeu nova pintura, em tom azul claro, para comemorar seu grande dia.

História de fé

Em seu livro “Sopa Paraguaia”, o escritor e poeta ladarense João Lisbôa Macêdo conta que a história de devoção começou com o capitão-tenente José Raymundo de Souza Lobo, que deu a imagem de presente à cidade. Até ali, a estatueta, de origem espanhola, modulada em gesso, trazida para Ladário em 1895, ficava na capela do Arsenal da Marinha.

No seu primeiro centenário, comemorado em 02 de Setembro de 1878, Ladário lançou a pedra fundamental para a construção do templo de Nossa Senhora dos Remédios, na rua do Couto, onde hoje se localiza o Santuário. “A construção foi efetivamente iniciada em 1892, quatorze anos mais tarde, e nesse ínterim as missas eram realizadas ao ar livre”, relata Lisboa.

Incorporada ao cotidiano dos católicos de Ladário, a santa é representada no Brasão Municipal por meio de duas flores de lis. Este ano, mais uma vez, toda a infraestrutura da Festa da Padroeira está sendo montada pela Prefeitura, que já incluiu o evento no calendário turístico e religioso. “Por meio da Festa da Padroeira, queremos propagar o turismo religioso para todo o País, para que mais pessoas conheçam Ladário como uma cidade de fé e fraternidade”, destacou o prefeito José Antonio. Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ladário.

Conteúdos relacionados