Laboratório central reabre na segunda-feira e Saúde garante exames emergenciais no HU

O Laboratório Central Municipal voltará a funcionar na próxima segunda-feira (7), permanecendo fechado para troca das válvulas de retenção da rede de esgoto e revisão geral das instalações hidráulicas. Desde sábado, quando o Corpo de Bombeiros solicitou a evacuação do laboratório depois que funcionários passaram mal por causa de um forte odor, os exames dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Laboratório Central Municipal voltará a funcionar na próxima segunda-feira (7), permanecendo fechado para troca das válvulas de retenção da rede de esgoto e revisão geral das instalações hidráulicas. Desde sábado, quando o Corpo de Bombeiros solicitou a evacuação do laboratório depois que funcionários passaram mal por causa de um forte odor, os exames dos pacientes atendidos na urgência e emergências dos postos 24 horas e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estão sendo feitos durante o dia num laboratório particular de análises clínicas e à noite no Hospital Universitário.

A Secretaria Municipal de Saúde tem deslocado para o HU sua equipe de plantonistas, cinco bioquímicos, quatro técnicos de laboratórios e quatro funcionários administrativos para realizar os procedimentos. Este esquema emergencial tem garantido a realização de uma média diária de 150 hemogramas, 70 exames de urina e 70 exames bioquímicos, que são indispensáveis para o diagnóstico do estado de saúde dos pacientes em estado mais grave.

Em relação aos exames eletivos (que são considerados de urgência), a Secretaria de Saúde está remarcando para a próxima semana a coleta de material que é feita nas 58 unidades básicas de saúde que integram a rede pública da Capital. Desde ontem, os pacientes estão sendo orientados a voltar na próxima semana sem a necessidade de um novo agendamento.

Segundo o secretário de Saúde, Leandro Mazina, ninguém será prejudicado, inclusive aqueles pacientes de doenças crônicas que vão regularmente ao laboratório para fazer exames mais complexos. Funcionários do Laboratório estão ligando para todos eles, remarcando os exames. Nesta quarta-feira pela manhã o secretário se reuniu com a equipe para definir a reabertura e garantir manutenção do esquema emergencial.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados