A Mostra e a Exposição CineCiência estreia no projeto CineMis realizado pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. De 15 a 19 de outubro serão exibidos e expostos filmes e documentários com temas sobre ciência e tecnologia. As exibições acontecem sempre às sete horas da noite com entrada franca. Já a exposição será aberta ao público das 8 às 17 horas.

Neste mês, o CineMIS vai sediar a Mostra CineCiência em parceria com a Casa da Ciência, que realizou também a produção e a curadoria dos filmes da Mostra e da Exposição CineCiência, que irá ocorrer paralelamente.

As atividades integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Casa da Ciência (SNCT). A finalidade é de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação e demonstrando a importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. A SCNT possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

O tema principal da SNCT de 2012 é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, que foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU em 2012 no Brasil, com a participação de quase todos os países do mundo. Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a ciência e tecnologia pode contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.

A Mostra CineCiência, combinada com a Exposição CineCiência e também com os projetos “Cultura em Situação” e “Amplificadores de Cultura” do MIS de MS, tem o objetivo de incentivar o pensamento e o debate científico, estimulando a produção e a circulação de novas ideias. Os filmes selecionados abordam temas diversos, como as relações ciência-sociedade, ciência-meio ambiente que possibilita questionamentos sobre o papel do homem na natureza e como a ciência e a tecnologia podem ajudar na construção de uma sociedade sustentável. Essas questões serão discutidas de forma mais ampla no dia 24/10, às 14 horas, com o debate “Audiovisual, Ciência e Tecnologia”, que será realizado no auditório do MIS.

“A reflexão das potencialidades que a ciência e a tecnologia oferecem é fundamental para o desenvolvimento de MS, não só pela posição geográfica privilegiada que ocupamos, mas também porque dependemos desta mesma reflexão para combatermos mazelas sociais e assim atingirmos a excelência em questões de sustentabilidade ambiental, econômica e social. A Mostra CineCiência, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar diferenciado e contemporâneo sobre esta reflexão e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento no Estado de MS”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS.

Serviço

CineMIS de Outubro – Mostra CineCiência de 15 a 19 de Outubro de 2012 às 19 horas. Já a Exposição Cine Ciência é aberta ao público das 8 às 17 horas. O debate sobre “Audiovisual, Ciência e Tecnologia”, vai ocorrer no dia 24/10 às 14 horas. A entrada para os eventos é franca.

MOSTRA CINECIÊNCIA

Sala Idara Duncan, de 15 a 19/10, 19h

15/10 – La Belle Verte (A Bela Verde) – França 1996

Ficção

Direção – Coreline Serraou

Duração – 99 minutos

Sinopse: A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos. Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada. Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão. Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes “atrasados” e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais.