Julgamento de acusados da morte de deputada é mantido
Está mantido para o dia 16 de janeiro o julgamento dos acusados da morte da deputada federal Ceci Cunha (PSDB-AL), assassinada em 1998. A decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça ontem. A decisão foi do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que indeferiu o pedido […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Está mantido para o dia 16 de janeiro o julgamento dos acusados da morte da deputada federal Ceci Cunha (PSDB-AL), assassinada em 1998. A decisão foi divulgada pela assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça ontem.
A decisão foi do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que indeferiu o pedido da defesa dos três acusados do homicídio pelo encaminhamento do processo para julgamento na Justiça comum, o que, por consequência, adiaria a data do júri.
O inquérito foi instaurado inicialmente no STF pois o acusado de ser o mandante do crime, Pedro Talvane, exercia o cargo de deputado federal à época do assassinato.
“A morte de Ceci Cunha garantiria a Talvane um novo mandato de deputado federal, já que era o primeiro suplente na legenda. Mas ele foi indiciado pelo crime e cassado pela Câmara dos Deputados em 1999”, informa o CNJ. “Com a cassação, o então relator do inquérito, ministro Sepúlveda Pertence, declarou extinta a competência originária do STF e determinou a remessa dos autos para o 1º Juízo Criminal Especial de Maceió”, continua.
A defesa dos três denunciados como executores do crime sustenta que o julgamento do caso pela Justiça Federal contraria a decisão de Pertence, que teria remetido o caso para a Justiça Estadual. Os réus pela execução da deputada são Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.