As aeronaves, vindas do programa Espaço Livre Aeroportos, servirão para uso compartilhado entre Poder Judiciário e Secretarias de Segurança Pública

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Josué de Oliveira, e o juiz auxiliar da presidência do TJ-MS (Tribunal de Justiça do Estado), Carlos Alberto Garcete Almeida, participaram nesta segunda-feira (30) da entrega de aeronaves em Brasília. Os aviões fazem parte do programa Espaço Livre Aeroportos e tem como objetivo dar destinação as aeronaves apreendidas do tráfico de drogas.

A corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministra Eliana Calmon, entregou a 16 aviões de pequeno porte – sendo 13 do tráfico de drogas – a 11 Estados. Mato Grosso do Sul recebeu três aeronaves sendo um Baron 55 (prefixo PT-KPG), um Cessna 206 (prefixo PP-JHC) e um Baron 58 UTI (prefixo PR-FPG).

Esta última, com Unidade de Tratamento Intensivo, é do projeto Samu Aeromédico, em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria do CNJ, Marlos Melek, a aeronave do SUS deve começar a funcionar a partir de 25 de agosto e é um projeto piloto para todo o Brasil.

“Creio que nós estamos fazendo muito mais do que colocar bens que eram do crime organizado a serviço da Justiça; nós estamos também inaugurando uma nova forma de gestão, onde o Poder Judiciário, se mostra proativo e unido a outros órgãos federais para combater o crime organizado”, afirmou a corregedora.

O presidente do TJ-MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso), desembargador Rubens Oliveira Santos Filho, foi o porta-voz dos Tribunais brasileiros. Para ele, as aeronaves trarão mais celeridade às operações de combate ao crime e também às inspeções das Corregedorias de Justiça. “Uma grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria”, afirmou, citando o filósofo alemão Friedrich Engels.