Juizado da UCDB irá inaugurar sala de observação de audiências
Nesta sexta-feira (4), a partir das 16 horas, será inaugurada a Sala de Observação de Audiências na 5ª Vara do Juizado Cível e Criminal – UCDB e também da nova estrutura do juizado que completou 10 anos de funcionamento. O local, que fica situado nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco está com novos móveis […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (4), a partir das 16 horas, será inaugurada a Sala de Observação de Audiências na 5ª Vara do Juizado Cível e Criminal – UCDB e também da nova estrutura do juizado que completou 10 anos de funcionamento. O local, que fica situado nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco está com novos móveis e equipamentos para melhor atender à população.
Durante a solenidade será feita uma homenagem ao Des. Luiz Carlos Santini, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que se aposentou recentemente. Durante sua administração, Santini se empenhou na reestruturação do juizado.
De acordo com a juíza titular da 5ª Vara do Juizado Especial, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, que está à frente do juizado desde sua inauguração no final de 2001, além de prestação jurisdicional à população, o 5º juizado também auxilia na formação educacional dos acadêmicos de Direito da Universidade Católica Dom Bosco.
Conforme a juíza, a Sala de Observação de Audiências, construída pela UCDB, irá contribuir para a formação desses acadêmicos, que, além de atuarem nos processos que tramitam no juizado agora poderão acompanhar todo o decorrer de uma audiência judicial num ambiente que dispõe de estrutura espelhada e datashow para que os acadêmicos que assistem a audiência pelo falso espelho possam também visualizar tudo o que está sendo digitado no computador onde a audiência está ocorrendo.
No juizado tramitam processos de direito do consumidor além de demandas penais como crimes de lesão corporal, maus tratos, contra a honra (injúria, difamação), etc. Atualmente tramitam cerca de 2.800 ações cíveis e criminais. Por dia, de segunda à sexta-feira, são realizadas entre 25 e 30 audiências no juizado.
Competência – A 5ª Vara do Juizado Especial – UCDB julga causas cíveis e criminais de competência dos juizados especiais e atende os jurisdicionados de toda a região da universidade. Confira a relação completa dos bairros atendidos pelo juizado no link http://www.tjms.jus.br/juizados/bairrosJuizados.php?juizado=3.
Breve histórico – A 5ª Vara do Juizado Especial foi inaugurada no final de 2001. Com pouco mais de 10 anos de funcionamento, já foram distribuídos mais de 41 mil processos e cerca de 34 mil sentenças já foram proferidas. Dados da Coordenadoria de Estatística do TJMS apontam que atualmente existem cerca de 2.800 processos em andamento.
No dia 8 de abril de 2002, a vara foi a primeira a receber a implantação do Sistema de Automação da Justiça para Juizado Especial – SAJ/JE. No mês de abril de 2007 foi disponibilizada a consulta processual pela internet dos feitos da 5ª Vara do Juizado Especial. Hoje o juizado opera com o SAJ PG5, que permite a tramitação de processos digitais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.