O desembargador federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), concedeu mais um habeas corpus a Carlinhos Cachoeira no processo originado da operação Monte Carlo da Polícia Federal. A Justiça não informou se ele será solto ainda hoje.

Cachoeira está preso desde o dia 7 de dezembro por decisão do juiz Alderico Rocha Santos, da 11ª Vara da Justiça Federal em Goiânia, responsável pela Monte Carlo. Na sentença, Santos condenou o empresário a 39 anos e 8 meses de prisão por crimes como corrupção ativa, peculato, quadrilha e violação de sigilo funcional.

Mas, na tarde desta terça-feira, Tourinho Neto revogou a decisão de Santos, argumentando que não haveria motivos para a prisão preventiva. Tourinho Neto já havia revogado a prisão do empresário em decisões anteriores.

Cachoeira foi preso inicialmente no dia 29 de fevereiro, acusado de chefiar um esquema de corrupção e jogos ilegais com influência no poder público e privado. Depois de passar nove meses em prisão preventiva, conseguiu a liberdade no dia 21 de novembro, por decisões do TRF e da Justiça do Distrito Federal, onde responde a outro processo.

Pouco mais de duas semanas depois, Alderico Rocha Santos decretou sua prisão, agora revogada. O Ministério Público pode recorrer da decisão.