Juiz dos EUA cancela julgamento de patentes entre Google e Apple
Um juiz federal dos Estados Unidos cancelou o julgamento que começaria em 11 de junho para decidir um caso de patentes de telefonia e tablets entre a Apple e a Motorola Mobility, controlada pelo Google, e antecipa que o processo seja anulado porque nenhuma das duas partes se provou capaz de provar que sofreu danos. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um juiz federal dos Estados Unidos cancelou o julgamento que começaria em 11 de junho para decidir um caso de patentes de telefonia e tablets entre a Apple e a Motorola Mobility, controlada pelo Google, e antecipa que o processo seja anulado porque nenhuma das duas partes se provou capaz de provar que sofreu danos.
Em uma ordem “provisória”, o juiz federal de primeira instância Richard Posner, em Chicago, determinou quinta-feira que os processos de ambas as companhias sejam cancelados em definitivo, o que impediria que as empresas voltassem a apresentar as mesmas queixas no futuro.
Ele afirmou que nem a Apple e nem a Motorola Mobility dispunham de provas admissíveis de danos em número suficiente para evitar a anulação.
Posner também afirmou que conceder liminares por supostas violações “imporia custos desproporcionais aos danos sofridos pelo detentor da patente, e aos benefícios da suposta violação para o suposto violador, contrariando o interesse público”.
O juiz afirmou que pretende explicar sua posição de maneira mais completa em uma decisão formal a ser publicada dentro de uma semana. Posner normalmente trabalha com recursos, e não julgamentos em tribunal.
“Estamos satisfeitos com a decisão provisória anunciada hoje pelo tribunal no Illinois, descartando as alegações da Apple quanto a patentes, e aguardaremos o texto da decisão completa”, afirmou o Google em comunicado.
A Apple se recusou a comentar.
O julgamento teria sido realizado diante de um júri, e seria o primeiro a envolver as duas empresas desde que o Google formalizou sua aquisição da Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares, no mês passado.
Trata-se de um dos muitos processos que opõem a Apple, cujo iPhone é o mais popular dos celulares inteligentes mundiais, à Motorola Mobility, cuja matriz responde pelo sistema operacional Android.
Em 2012, o iPhone deve ficar com mais de 20 por cento do mercado mundial de celulares inteligentes, ante 61 por cento para os aparelhos equipados com o Android, informou a International Data Corp na quarta-feira.
A Apple processou a Motorola Mobility por violação de quatro patentes, mas uma decisão de Posner em 22 de maio já havia rejeitado as queixas quanto a duas delas. A Motorola Mobility tinha processo contra a rival por uma patente.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 neste fim de semana
Além dos trechos interditados, 15 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Durante conversão, motociclista atinge ônibus na Rua Amazonas
Felizmente a vítima teve apenas uma lesão no pé e foi levado para o hospital da Unimed.
Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula
Professora teme que crianças fiquem ansiosas
União prepara concessão da hidrovia do rio Paraguai e quer pedágio por tonelada
Em ano de seca histórica e hidrovia parada, União prevê obras de dragagem com concessão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.