Um fotógrafo que trabalha para o jornal New York Post registrou o momento em que um homem – que havia sido empurrado aos trilhos do metrô – tentava voltar à plataforma, em Nova York. A imagem de Ki Suk Han, 58 anos, foi publicada na capa da edição desta terça-feira e provocou polêmica. Han, que levou um empurrão de um homem ainda não identificado, foi atingido pelo trem e morreu no hospital Roosevelt.

R. Umar Abbasi, o fotógrafo que estava na plataforma, tirou pelo menos duas fotos. A imagem que estampou a capa do jornal nesta terça-feira provocou raiva em muitos leitores, que perguntaram por que Abbasi não ajudou o homem ao invés de registrar o incidente.

O fotógrafo afirma que estava usando o flash da câmera para tentar alertar o maquinista a parar o trem. O New York Post defendeu Abbasi, dizendo que ele não teria força suficiente para levantar Han dos trilhos.

Porém, muitos ainda questionam se foi apropriado o jornal ter divulgado em sua primeira página a imagem de um homem prestes a morrer. O editor de esportes do jornal britânico Guardian, Ian Prior, chamou de “doentia” a capa do New York Post. “Imagine como a família desse homem se sente”, escreveu Prior no Twitter.