Jornal do Ônibus descumpre decisão judicial e tem edição suspensa

Jornal divulgou pesquisa barrada pela Justiça Eleitoral por ser tendenciosa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Jornal divulgou pesquisa barrada pela Justiça Eleitoral por ser tendenciosa

A coligação “A Força da Gente”, encabeçada pelo candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), apresentou ação com pedido de cessão da edição número 36, do Jornal do Ônibus. O semanário desobedeceu à ordem judicial e publicou no dia primeiro de setembro, pesquisa suspensa pela Justiça Eleitoral. O levantamento, com publicação barrada, é do IPEMS e foi contratado pelo Jornal Correio do Estado.

A juíza Elizabeth Rosa Baisch, da 36º zona eleitoral, impediu a veiculação da pesquisa no final de agosto, por ter entendido que se tratava de uma amostragem tendenciosa em favor do candidato da situação Edson Giroto (PMDB).

Mesmo com a decisão judicial, o Jornal do Ônibus veiculou parte da pesquisa, que também não atendia a requisitos essenciais para a divulgação do resultado. Desta forma, o advogado da coligação, Lênio Ben Hur, entrou com pedido de suspensão da edição, sendo esta acatada pela magistrada.

Com a ação deferida, a edição do Jornal do Ônibus terá de ser suspensa, ou seja, por se tratar de edição semanal, será preciso recolher todas as cópias nos pontos de distribuição, sob pena de multa estipulada na Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nº 23.364.

Caso a determinação judicial não seja cumprida, a polícia fará busca e apreensão de todo e qualquer material que contenha a pesquisa. O jornal tem 48 horas para apresentar defesa.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados