Jordânia frustra ataque da Al Qaeda e prende 11 militantes

A Jordânia desbaratou um grande plano de uma célula da Al Qaeda para desestabilizar a segurança do país por meio de ataques a bomba em shopping centers e assassinato de diplomatas ocidentais, afirmou a televisão estatal neste domingo. O canal estatal citou forças de segurança afirmando que tinham detido 11 suspeitos e que o plano […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Jordânia desbaratou um grande plano de uma célula da Al Qaeda para desestabilizar a segurança do país por meio de ataques a bomba em shopping centers e assassinato de diplomatas ocidentais, afirmou a televisão estatal neste domingo.

O canal estatal citou forças de segurança afirmando que tinham detido 11 suspeitos e que o plano estava sendo preparado desde junho. Segundo os militares citados pela emissora, o plano envolvia ataques na capital Amã com o uso de armas e explosivos contrabandeados da Síria.

“Os planos deles incluíam obter explosivos e morteiros da Síria”, disse uma fonte da área de segurança à Reuters.

Os ataques, direcionados a áreas ocidentais e comerciais, provavelmente resultariam na morte de milhares de pessoas, segundo autoridades jordanianas.

A fonte disse que os suspeitos tinham produzido explosivos “com objetivo de infligir o maior número de baixas humanas possível”.

A Jordânia é um importante aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio e parceiro de paz de Israel. O reino árabe tem sido alvo frequente da Al Qaeda e outros militantes islâmicos. O governo regularmente prende suspeitos de terrorismo e os coloca em julgamento.

Conteúdos relacionados