Jerson propõe criação de linha telefônica para orientar idosos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), apresentou um projeto de lei na sessão desta terça-feira (8/5), propondo a criação de uma central telefônica Disque-Idoso em Mato Grosso do Sul, por meio de uma linha telefônica de três dígitos, gratuita, durante 24 horas. Conforme Jerson, o serviço terá por finalidade prestar informações ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), apresentou um projeto de lei na sessão desta terça-feira (8/5), propondo a criação de uma central telefônica Disque-Idoso em Mato Grosso do Sul, por meio de uma linha telefônica de três dígitos, gratuita, durante 24 horas.

Conforme Jerson, o serviço terá por finalidade prestar informações ao idoso ou a seus cuidadores, sobre a existência e funcionamento dos principais serviços sociais a seu dispor na sede de seu município ou no polo regional a que ele pertença; orientar sobre direitos e deveres e receber denúncias da população referentes a idosos desaparecidos, abandonados, desmemoriados, em perigo, em situação de violência física ou psicológica.

De acordo com o projeto de lei, o recebimento de denúncias será efetuado sem qualquer identificação, com sigilo absoluto, mediante um número de protocolo, preservando integralmente o anonimato. Já as despesas com a execução do Disque-Idoso correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementares se necessárias.

Jerson destaca que, apesar de muitos esforços em privilegiar os idosos, ainda há milhares que, por ignorância ou desinformação, sofrem com a solidão, as doenças, o abandono, os maus tratos e até a violência explícita. “Por esse motivo vejo a necessidade da instalação do Disque-Idoso, que servirá para facilitar a inserção desses idosos nos serviços sociais existentes para essas pessoas”.

 

Conteúdos relacionados