Líder do Grupo C da Eurocopa 2012, após a vitória sobre a Irlanda na primeira rodada da competição, a Croácia entrou em campo na tarde desta quinta-feira para enfrentar a Itália e conseguiu outro bom resultado: empate por 1 a 1 com a seleção tetracampeã do mundo.

Os italianos foram superiores durante todo o primeiro tempo da partida e saíram na frente, com um gol de falta de Pirlo aos 38 minutos. No entanto, os croatas voltaram do intervalo dispostos a empatar o placar e conseguiram aos 25 minutos da etapa complementar, com Mandzukic, que chegou ao seu terceiro gol na competição europeia.

A Squadra Azzurra, que também empatou na primeira rodada com a Espanha, vê os croatas seguirem na liderança, com quatro pontos, e começa a se preocupar com a classificação. O outro jogo do grupo, confronto entre espanhois e irlandeses, acontece às 15h45 (de Brasília) ainda nesta quarta-feira.

O jogo

A primeira chance de perigo no jogo foi da Itália, quando o atacante Mário Balotelli recebeu a bola na entrada da grande área croata, dominou a bola, girou e chutou para o gol, embora sem eficiencia.

Durante os 15 minutos iniciais, as duas seleções pareciam dispostas a chegar ao gol. A Itália conseguiu levar maior perigo à meta adversária, enquanto a Croácia optou pela construção de jogadas no meio de campo. Na metade da primeira etapa, os croatas aumentaram o volume de jogo em relação aos primeiros minutos da partida e a Itália continuou chegando ao gol de Pletikosa, embora com muitos erros no momento da finalização.

O gol italiano aconteceu neste domento da partida, em que a Azzurra possuía mais volume de jogo e chegava com perigo à meta croata. Em cobrança de falta precisa, Pirlo acertou o canto direito de Pletikosa, que até acertou o lado, mas não conseguiu defender.

No segundo tempo, a Croácia voltou a campo impondo maior volume de jogo, embora muitas vezes tenha pecado por não conseguir trabalhar a jogadas no meio de campo, chegando ao apenas por meio de cruzamentos longos. Aos 15 minutos, a Itália teve uma boa oportunidade com Bolatelli.

Depois de pressionar bastante, os croatas conseguiram chegar ao empate aos 25 minutos do segundo tempo, quando Mandzukic recebeu cruzamento na pequena área, em falha de marcação do zagueiro Chiellini, e apenas empurrou para o gol.

A segunda metade da etapa complementar foi de pressão da seleção croata, que tentava virar o placar, embora a Itália não tenha se intimidado com o gol de empate adversário. Mas nenhuma das duas seleções foi eficiente na finalização e o empate por 1 a 1 persistiu até o final da partida.