O Nacional de Furacões alertou para tempestades e enchentes durante todo o dia no Estado por causa da passagem do Isaac, que provocou 24 mortes no Haiti e na República Dominicana antes de atingir os EUA, na terça-feira.

A Isaac, que até então vinha sendo considerado um furacão de categoria 1, está a cerca de 80 km ao sudoeste de Nova Orleans. De acordo com autoridades da cidade, o sistema de proteção contra enchentes , amplamente reforçado após o Katrina, está funcionando bem até agora.

Leia também: Furacão provoca inundações e queda de energia Furacão Isaac se aproxima de Nova Orleans Furacão Isaac toca a terra no Estado da Louisiana Nova Orleans se prepara para furacão Isaac Obama declara estado de emergência em Louisiana Ventos de mais de 96 km/h já são sentidos em Nova Orleans, onde pelo menos 228 milímetros de chuva foram registrados desde a noite de terça-feira.

 

Cerca de 500 mil estão sem energia no sul da Louisiana, a maioria moradores da cidade. Estragos De acordo com autoridades, ainda é cedo para avaliar os danos causados pelo Isaac, que é bem mais fraco que o Katrina, furacão que deixou 1,8 mil mortos em 2005. Ainda assim, milhares de moradores de cidades da Louisiana e do Mississippi deixaram suas casas como prevenção. Por precaução, equipes de emergência ficarão em “alerta máximo” pelas próximas 24 horas.

 

O prefeito de Nova Orleans garantiu aos moradores que, desta vez, “a cidade está segura”, e disse que os serviços de emergência estão prontos para missões de busca e . “Estamos no coração desta luta”, afirmou. Em Plaquemines Parish, cerca de 90 quilômetros a sudeste de Nova Orleans, as fortes chuvas fizeram um dique transbordar, mas não se romper.

 

Autoridades da cidade acreditam que, apesar de um alerta de retirada de moradores, é possível que algumas pessoas estejam ilhadas. Equipes de resgate, porém, só poderão atuar quando os ventos diminuírem.

 

O furacão poupou Tampa, na Flórida, onde a Convenção Nacional Republicana está sendo realizada, mas forçou os líderes do partido a abandonar a maior parte da programação de segunda-feira, e a suavizar o que alguns poderiam encarar como celebração em excesso sobre a presidencial de Mitt Romney no momento em que residentes da Costa do Golfo enfrentam perigo.