O Instagram, que no início da semana causou polêmica por publicar um novo termo de serviço que dava a entender que poderia vender as imagens dos internautas cadastrados sem remunerá-los, publicou uma nova versão das regras de uso, com validade a partir de 19 de janeiro.

As mudanças nas políticas de serviço do Instagram foram anunciadas no dia 17 de dezembro e devem entrar em vigor em 16 de janeiro. Na primeira versão anunciada, as novas regras permitem que a companhia gere receita publicitária para o Facebook dando aos anunciantes o direito de exibir fotos de usuário e outras informações pessoais para a publicidade – ou, na interpretação dos usuários, venda as suas fotos sem qualquer compensação.

O Instagram gerou protestos por usuários, que acabaram forçando o CEO da empresa a se manifestar, negando que o serviço tivesse a intenção de vender o conteúdo gerado pelos cadastrados. No mesmo post em que anuncia a revisão das regras, Kevin Systrom diz que o Instagram não tem a intenção de vender as fotos do serviço, garantindo assim que o aplicativo não se tornará uma agência de venda de fotos.

Lançado em outubro de 2010, o Instagram foi comprado pelo Facebook neste ano, por US$ 1 bilhão, em um negócio considerado um reconhecimento da força do aplicativo de fotos. Em setembro, Mark Zuckerberg disse que o serviço tinha 100 milhões de usuários.