A Secretaria de Estado de Administração (SAD) publicou no Diário Oficial do dia 2 de outubro o edital nº 1/2012 que abre as inscrições para o VIII Festival da Canção dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado de MS, como parte das festividades alusivas ao Dia dos Servidores Públicos Estaduais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do servidor na internet, no endereço www.servidor.ms.gov.br/diadoservidor, no período de 2 a 15 de outubro de 2012. A SAD vai disponibilizar 50 vagas para o festival. No dia 22 de outubro será publicada em Diário Oficial a listagem dos selecionados que participarão da Fase Final no dia 25 de outubro de 2012. A ordem de apresentação dos selecionados será determinada por meio de que acontecerá 30 minutos antes do início das apresentações, que acontecem no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O VIII Festival da Canção tem por objetivos descobrir e valorizar novos talentos; incentivar o desenvolvimento artístico e musical dos servidores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual; promover o intercâmbio cultural e divulgar a Música Regional e a Música Popular Brasileira.

Fases

O Festival será realizado em duas fases. A primeira acontece no período compreendido entre 2 a 15 de outubro de 2012, a partir da inscrição do videoclipe no youtube. Será designada uma Comissão de Seleção que irá se reunir no dia 19 de outubro, quando serão selecionados dez candidatos para concorrer à fase final.

De 16 a 19 de outubro de 2012 ocorrerá votação pública, na qual o concorrente que mais votos obtiverem, independente da classificação para a fase final, receberá uma premiação. Os interessados em votar deverão assistir aos videoclipes dos concorrentes que estarão postados no site www.servidor.ms.gov.br/diadoservidor para participar da enquete.

Na segunda e última fase, que acontece no dia 25 de outubro, às 9 horas, no auditório Manoel de Barros do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, situado no Parque dos Poderes, Campo Grande – MS, os dez selecionados se apresentam para que sejam classificados o primeiro, segundo e terceiro lugar. Haverá ainda a apresentação do concorrente mais votado pela internet.

Ficha de Inscrição

De acordo com o edital, o concorrente deve gravar um videoclipe interpretando a música escolhida e postar no site youtube (www.youtube.com). Em seguida, fará sua inscrição, inserindo um único link para visualização de seu videoclipe. A ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverá ser acompanhada da cópia da letra a ser interpretada, digitada em fonte tamanho 14, com o nome do autor, e entregue impreterivelmente até o dia 15 de outubro (segunda-feira), na Secretaria de Estado de Administração/SAD/Coordenadoria de

Desenvolvimento de Recursos Humanos/CDRH – que fica localizada na avenida Desembargador José Nunes da Cunha – Bloco 1 – CEP: 79031- 310.

Categorias

Os servidores estaduais podem se inscrever nas categorias intérprete (, solo ou dupla, podendo utilizar o recurso de backing vocal e/ou acompanhamento instrumental). Os intérpretes não poderão utilizar o recurso de play back e só poderão ser acompanhados por músicos ao vivo.

Música

A música escolhida pelo concorrente deverá ser interpretada em português ou espanhol, com tema livre, podendo ser inédita ou não, sendo que a escolha do gênero musical fica a critério do intérprete.

Tratando-se de um Festival que busca evidenciar a música e a cultura popular, não serão permitidas inscrições e interpretações de músicas religiosas de qualquer natureza, preservando assim o respeito às mais diversas práticas religiosas dos demais concorrentes e da plateia.

Condições de participação

De acordo com o edital, para concorrer ao VIII Festival da Canção dos Servidores Públicos do Poder Executivo é preciso ser servidor de Órgão da administração direta ou Entidade da administração indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Cada participante poderá concorrer somente pelo Órgão ou Entidade de exercício, sendo vedada a participação de um mesmo candidato em mais de um Órgão ou Entidade. Na fase eliminatória, a elaboração, execução, e inserção do videoclipe do participante é de sua inteira responsabilidade.

A Fundação Rádio e TV Educativa de MS (Fertel) disponibilizará um estúdio para gravação do videoclipe de inscrição dos concorrentes que tiverem interesse. As gravações acontecem nos dias 2, 4 e 9 de outubro, das 14 às 17 horas, mediante agendamento através do telefone 3318-3800.

Na fase final, os instrumentos musicais utilizados na apresentação são de inteira responsabilidade do participante, sendo que o Festival fornecerá a estrutura de som. Cada participante terá a oportunidade de apresentar apenas uma música, com duração máxima de cinco minutos, sendo a mesma musica postada no vídeo.

Cada participante deverá ainda ter na formação 50%, no mínimo, de servidores públicos e no caso de formação com número ímpar, a proporção deverá ser 50% mais um. O vocalista deverá obrigatoriamente ser servidor público.

Resultado

O resultado da fase eliminatória será divulgado no dia 22 de outubro de 2012 no Diário Oficial do Estado. O resultado final do Festival e a premiação ocorrerão no dia 25 de outubro de 2012, após a apresentação dos finalistas.