Estão abertas, até dia 2 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que devem ser feitas na página do programa. Através da UEMS, o Profmat disponibiliza um total de 15 vagas, em Dourados, sendo 12 destinadas a professores em exercício na Rede Pública de Ensino e o restante para demais candidatos que tenham a formação superior exigida mas não se encontram lecionando. Em todo o Brasil o número de vagas é de 1.565 distribuidas em mais de 65 polos em todos os Estados.

Tem como objetivo atender professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para a atuação docente. O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto na formação matemática do professor em todo o território nacional.

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Capes, por meio de sua Diretoria de Educação a Distância (DED).