Inscrições do Enem começam nesta segunda-feira

As inscrições da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar na próxima segunda-feira, às 10 horas, e vão até as 23h59 do dia 15 de junho, informou nesta quinta-feira o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Alvo de contestação de estudantes e de brigas judiciais, a correção das redações passará por mudanças: […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
As inscrições da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar na próxima segunda-feira, às 10 horas, e vão até as 23h59 do dia 15 de junho, informou nesta quinta-feira o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Alvo de contestação de estudantes e de brigas judiciais, a correção das redações passará por mudanças: conforme o jornal O Estado de S. Paulo antecipou, o MEC aumentou o rigor ao reduzir a nota de discrepância na nota total de 300 para 200 pontos.
Um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) permitirá que os estudantes tenham acesso às redações corrigidas apenas para fins pedagógicos a partir deste ano – o MEC ainda estuda como o sistema vai ser disponibilizado. Assim como no ano passado, todas as redações do Enem vão passar necessariamente pela avaliação de dois corretores. Agora, se a discrepância for superior a 200 pontos na nota total, um terceiro corretor dará a sua nota – nos casos em que nem ele resolver o impasse, a redação será submetida a uma banca examinadora composta por três pessoas, que vai dar a nota final.
Além de reduzir a nota de discrepância na nota total, o MEC instituiu uma nota de discrepância dentro de cada uma das cinco competências da redação – superior a 80 pontos. Ou seja: mesmo que um estudante, por exemplo, tire 640 pontos de um primeiro corretor e 480 pontos de um segundo (diferença inferior a 200 pontos, a discrepância da nota total), se em uma das competências receber 160 pontos do primeiro e 40 pontos do segundo (diferença superior a 80 pontos, a discrepância das competências), a redação será submetida a uma terceira análise.

Conteúdos relacionados