Geral

Inpe: Amazônia registra queda de 16% nas emissões de CO2

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira que houve uma queda de 16% nas emissões de CO2 na Amazônia em relação a 2011. De acordo com os dados, foram emitidas 352 milhões de toneladas de dióxido de carbono este ano. O cálculo das emissões também aponta a redução de 64% em relação […]

Arquivo Publicado em 22/12/2012, às 00h39

None

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta sexta-feira que houve uma queda de 16% nas emissões de CO2 na Amazônia em relação a 2011. De acordo com os dados, foram emitidas 352 milhões de toneladas de dióxido de carbono este ano.

O cálculo das emissões também aponta a redução de 64% em relação aos valores estimados para 2004, ano em foram desmatados quase 28 mil quilômetros quadrados na Amazônia Legal. Os dados fazem parte de um monitoramento de satélites do próprio Inpe que calcula o quanto a Amazônia perde de floresta primária a cada ano.

vCerca de metade da biomassa florestal é composta por carbono, que é liberado na forma CO2 pelas queimadas, desmatamentos ou outras alterações no uso da terra. A velocidade da transferência de CO2 para a atmosfera está relacionada às causas do desmatamento – exploração madeireira, estabelecimento de pastagens para pecuária, agricultura mecanizada de larga escala, agricultura familiar, etc.

Jornal Midiamax