Geral

Ingressos para Copa das Confederações 2013 começam a ser vendidos

Campeonato terá seis sedes e a venda de ingressos começa, oficialmente, nesta segunda-feira (3), pela internet, no site da Fifa

Arquivo Publicado em 03/12/2012, às 13h00

None

Campeonato terá seis sedes e a venda de ingressos começa, oficialmente, nesta segunda-feira (3), pela internet, no site da Fifa

O valor dos tickets varia entre R$ 28,50 (meia entrada para partidas da fase de grupos) e R$ 418 (ingresso mais caro para a final). Cerca de 500 mil tíquetes serão vendidos.


Em todos os confrontos há quatro faixas de preço disponíveis. A categoria 1 é a mais cara, para os assentos nobres das arenas. As categorias 2 e 3 são as de valores intermediários. A categoria 4, restrita a brasileiros, reúne os ingressos de valor mais acessível, com possibilidade de meia entrada para idosos, estudantes e beneficiários do Bolsa Família. Os preços levam em conta a importância das partidas.


Cada torcedor poderá comprar no máximo seis ingressos por partida, e todos os tíquetes precisam ser da mesma categoria. É possível comprar as entradas para até dez partidas diferentes (um jogo por dia do torneio).


Idosos terão direito a meia entrada nas quatro categorias de ingresso previstas. Os primeiros 50 mil ingressos da categoria 4 serão oferecidos prioritariamente a estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família.


Os seis estádios vão reservar 1% dos assentos para pessoas com deficiência, que vão pagar o preço equivalente à categoria 3, a segunda mais barata. Esses torcedores terão direito a um ingresso de cortesia para um acompanhante.


Formas de comprar


Haverá quatro períodos para comprar o ingresso. A primeira pré-venda, aconteceu para clientes da Visa, parceira da Fifa.


Nesta segunda-feira, tem início a venda dos tíquetes de todas as faixas de preço pelo site da Fifa, incluindo a categoria 4. Essa fase se estende até 15 de janeiro de 2013 e a compra pode ser feita por cartão de crédito ou boleto bancário (essa última opção exclusiva para brasileiros).


O dia e o horário em que for feita a compra nessa fase, segundo a Fifa, não fará diferença. Todos os pedidos serão processados em conjunto. Se o número de pedidos superar o de ingressos disponíveis, um sorteio ocorrerá para definir quem ficará com os ingressos.


Quem por ventura não for contemplado, pode aproveitar a janela seguinte, de 15 de fevereiro a 7 de abril de 2013, essa para compra por ordem de encomenda. Ou seja, tem prioridade quem manifesta o interesse mais cedo.


Posteriormente, há uma fase denominada de venda de última hora (de 15 de abril a 30 de junho de 2013). Nessa etapa, os ingressos ficam disponíveis para compra apenas por ordem de chegada, até o jogo de encerramento. A diferença é que, além dos pedidos via internet, também haverá opção de comprar as entradas pessoalmente, em Centros de Ingressos da Fifa, que serão montados em cada uma das cidades-sede do torneio.


Confirmado o pagamento, os torcedores poderão retirar ingressos a partir de maio em algum dos centros oficiais. Para comprar o ingresso, o torcedor preenche um formulário em que informa dados pessoais, e-mail e telefone para contato.


Internet


Algumas fases de compra são exclusivas pela internet. Para que os torcedores possam fazer a aquisição, foram criados pontos de acesso à internet em escolas públicas do Brasil. Até 7,6 mil escolas públicas nas seis cidades-sede e em 93 municípios das regiões metropolitanas vão receber, a partir deste mês, computadores.


As ações serão coordenadas pelos ministérios da Educação e do Esporte, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Educação e diretores das escolas envolvidas. A adesão das instituições de ensino ao projeto “Acesso Livre: minha escola conectada à Copa” será voluntária.


O projeto conta com apoio de voluntários das próprias escolas, que participaram de um sorteio especial de ingressos de cortesia para os jogos na sua cidade, organizado pela Fifa.

Jornal Midiamax