O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu para 0,22% na segunda prévia de janeiro. Os dados foram divulgados hoje (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).  No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi -0,07%. O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.
 
Nos três indicadores que compõem o IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou -0,04%, mas a queda foi menos acentuada do que o da prévia anterior, que chegou a -0,38%.

Ainda no segundo decêndio de janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,81%, frente ao aumento de 0,59% na segunda prévia de dezembro.  De acordo com a FGV, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no segundo decêndio de janeiro, variação de 0,6%. No segundo decêndio de dezembro, a taxa foi de 0,43%.

A taxa acumulada do IGP-M é utilizada como base de cálculo para reajuste nos preços dos aluguéis. O IGP-M acumula aumento de 4,5% em 12 meses.