Um incêndio deflagrado no sábado passado no estado do Colorado, no centro dos Estados Unidos, seguia fora de controle nesta segunda-feira, após destruir mais de 100 prédios, informaram fontes oficiais, enquanto uma pessoa está desaparecida.

Os fortes ventos alimentaram as chamas, que queimaram em apenas um dia 15.800 hectares, mais que o dobro de todo o final de semana.

“A esperança de conter (o fogo) hoje é pequena e completamente dependente das condições climáticas”, explicou o chefe dos bombeiros, Bill Hohnenberg.

O chefe de polícia do condado de Larimer, Justin Smith, informou que uma pessoa está desaparecida na região.

“Há uma estrutura queimada e indícios de que uma pessoa esteve lá, mas não a encontramos na região”, disse Smith.

“Temos razões para pensar que há 100 estruturas danificadas ou destruídas. Quando digo estruturas, não sabemos se são casas, cabanas ou o que”, explicou Smith.

O incêndio começou na manhã de sábado nos arredores de Fort Collins, 100 quilômetros a noroeste de Denver. No domingo, as chamas devoraram 5.600 hectares, levando à evacuação de 2.600 pessoas.

No vizinho estado do Novo Mexico, outro incêndio consumiu nesta segunda-feira quase 14 mil hectares, destruindo 35 prédios, mas as condições meteorológicas são favoráveis na zona.

“A elevada umidade e os ventos fracos facilitam o trabalho do pessoal” no Novo México”, explicaram as autoridades.