Para continuar os trabalhos de capacitação em reforma de pastagem no Assentamento Montana, em Bataguassu/MS, será realizada a II Jornada do Produtor Rural, nesta quinta-feira (19), das 9h às 12h30, na propriedade do produtor rural Clóvis Lourenço de Moura, que fica no Assentamento Montana, Lote 58, neste município.

A realização do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), da Prefeitura Municipal de Bataguassu e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bataguassu.

Se em 2011, o objetivo do evento foi mostrar a produtores rurais e agentes de assistência técnica e extensão rural como é possível melhorar a qualidade das pastagens, da alimentação do gado e do solo por meio de tecnologias simples e baratas, neste ano, os organizadores afirmam que a meta é avaliar o impacto após a adoção das tecnologias pelo agricultor, assim como promover discussões sobre novos rumos que podem ser adotados para aprimorar as atividades.

“Vamos mostrar que em pastagem reformada a produção de leite é maior, mesmo em condições de estiagem como a que ocorreu no último verão. O pasto está em melhores condições para enfrentar o próximo inverno e, dessa forma, manter a produção de leite nesse período que é o mais crítico”, explica o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.

Além da demonstração de tecnologias para reforma de pastagens e alternativas para a produção de feno, o público encontrará na UR (Unidade de Referência) cultivares de mandioca e de milho, alternativas para garantir a segurança alimentar e proporcionar a geração de renda.

No dia do evento também estarão presentes os analistas de transferência de tecnologia Carmen Pezarico e Euclides Maranho, representando a Embrapa Agropecuária Oeste.