O prazo para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2013 do Instituto Federal de Educação (IFMS), no valor de R$ 35,00, termina na sexta-feira, 14. Para obter o benefício, é preciso comprovar baixa renda. O requerimento de isenção está disponível no site www.ifms.edu.br, onde também é possível acessar o sistema de inscrições.

Para pedir a isenção, o candidato deve entregar o requerimento preenchido no câmpus onde concorre à vaga, juntamente com a ficha de inscrição assinada e as cópias de um documento oficial com foto e do comprovante do Número de Identificação Social – NIS.

A documentação também pode ser enviada por SEDEX à COPEVE – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O endereço da Comissão Permanente de Vestibular é Cidade Universitária s/nº – Caixa Postal 549 – Corredor Central. O CEP é 79070-900 – Campo Grande/MS. A resposta ao pedido de isenção será publicada até 14 de janeiro. O candidato que não for contemplado deverá efetuar o pagamento do boleto até 16 de janeiro.

Exame de Seleção – O IFMS oferece 880 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio nos câmpus de Aquidauana, Corumbá, Nova Andradina, Três Lagoas, Coxim, Ponta Porã e Campo Grande. A inscrição pode ser feita até 13 de janeiro, pela internet. O candidato deve ter o ensino fundamental completo e 18 anos, no mínimo, no caso dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Na Capital são 240 vagas para os cursos de Informática, Eletrotécnica e Mecânica, com turmas nos períodos matutino e vespertino.

Cotas – Em respeito à Lei de Cotas, 50% das vagas em cada curso são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. Desse total, o IFMS reserva vagas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, ainda, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. O Exame de Seleção 2013, com questões de português, matemática e conhecimentos gerais, será no dia 17 de fevereiro. O resultado deve ser divulgado até 11 de março.