Idealizadores do Planurb serão homenageados em sessão solene na Capital

Os vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Marcelo Bluma (PV) se reuniram nesta quinta-feira (12) com o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda e o ex-prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca para discutir a comemoração dos 25 anos de criação do Planurb (Instituto de Planejamento Urbano). A ideia da solenidade surgiu após a veiculação do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os vereadores Paulo Siufi (PMDB) e Marcelo Bluma (PV) se reuniram nesta quinta-feira (12) com o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda e o ex-prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca para discutir a comemoração dos 25 anos de criação do Planurb (Instituto de Planejamento Urbano).

A ideia da solenidade surgiu após a veiculação do artigo “Os 25 anos do Planurb”, de autoria de Ângelo Arruda. “Há dois meses eu escrevi um artigo avisando isso e o Juvêncio leu. Ele me ligou e disse: Ângelo, esse dia não pode passar em branco, vamos resgatar a história das pessoas que ajudaram”, recordou o arquiteto, presidente da primeira diretoria do Instituto. 

O Planurb foi criado depois de mais de sete anos de discussão entre profissionais da área e vereadores da época. O projeto entrou em vigor no mês de maio de 1987, depois de ser sancionado pelo então prefeito Juvêncio César da Fonseca.

Em 1982, o ex-chefe do Executivo campo-grandense participou dos primeiros dos debates sobre a criação do Instituto, quando exercia o cargo de vereador. Além dele, participaram das discussões dentro da Casa de Leis os parlamentares Fausto Mato Grosso, Waldemir Moka (hoje senador), Américo Nicolatti, José Oliva e Giordano Netto

A proposição da sessão solene em homenagem aos 25 anos do Instituto de Planejamento Urbano de Campo Grande é de autoria do vereador Marcelo Bluma. Durante o encontro desta quinta-feira, Ângelo Arruda apresentou aos parlamentares fotos históricas do processo de criação do órgão e debateu detalhes do evento que será realizado no mês de agosto.

Na solenidade serão homenageados os pioneiros do Planurb, vereadores que atuaram nas legislaturas de 1982 e 1987, além dos primeiros membros do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), que auxiliaram na criação do Instituto de Planejamento.

A data para a realização do evento ainda não foi definida. Além das homenagens, a solenidade também será marcada pelo lançamento do livro “Raízes do Planejamento Urbano e a Criação do Planurb”, obra idealizada pelo primeiro presidente do Instituto.

“Essa será uma solenidade que vai abalar os sentimentos da população campo-grandense, pois iremos lembrar tudo o que foi feito pelo desenvolvimento urbano da nossa cidade”, concluiu Arruda.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados