O principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, opera volátil, com investidores avaliando a situação econômica da . Além disso, os mercados acionários estadunidenses devem finalizar a sessão três horas mais cedo devido ao dia do “Black Friday’. Há pouco, o índice, valorizava 1,15%, aos 57.092 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 1.792 bilhão.

Segundo relatório diário da Lerosa Investimentos, na Europa as ações de materiais básicos e bancos caem, o que pode se refletir também por aqui. Com mais um pregão em que se espera um ritmo de negociações mais fraco, não se projeta grandes oscilações para as ações durante o dia. No setor de petróleo as ações devem refletir a informação de que o reajuste de preços da gasolina na Petrobras pode demorar ainda, dado os pronunciamentos do ministro Mantega e da presidente da Petrobras ontem. O viés é de estabilidade para o dia, sem tendência clara para as negociações. Dados do CAGED mais fortes do que o esperado pode criar um viés mais positivo para as negociações.

Na agenda econômica do Velho Continente, o indicador de clima dos negócios da indústria alemã em novembro subiu de 100 para 101,4 pontos, conforme divulgado pelo instituto Ifo nesta manhã.

Além disso, os chefes de Estado e de governo da (UE) iniciaram na noite desta quinta-feira, em Bruxelas, a Cúpula para discutir o orçamento plurianual comunitário, em meio a profundas divisões entre os sócios do bloco europeu. “Temos que trabalhar para fechar um acordo que leve em conta os interesses europeus, além dos interesses nacionais. Acredito que esteja ao nosso alcance”, disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, ao iniciar a reunião.

Em Wall Street, hoje é o dia do “Black Friday’.

Abrindo a agenda econômica brasileira, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) referente a semana de 22 de novembro apresentou variação de 0,38%, 0,03 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Eletrobras (ON) que avançavam 8,44% e a Sabesp (ON) que apresentavam alta de 5,59%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da Natura (ON), que recuavam 0,87% e a Duratex (ON) que apresentavam revés de 0,62%.