O da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) irá retomar a partir de dezembro as visitas de gestantes à maternidade. O objetivo é apresentar a estrutura do setor às futuras parturientes, além de fornecer informações importantes sobre o momento da internação.

As visitas serão feitas semanalmente em grupos de 20 pessoas, sendo que cada gestante tem direito de levar um acompanhante.O agendamento das visitas será feito pela rede básica de Saúde. Podem participar das visitas as gestantes que estiverem no último trimestre de gestação, a partir de 34 semanas.

As interessadas devem procurar a unidade de saúde onde realizam o pré-natal ou, no caso de gestação de alto-risco, procurar informações no CAM (Centro de Atendimento à Mulher). A primeira visita já está programada para o dia 6 de dezembro, às 13h30.

Durante a visita, as gestantes irão conhecer o alojamento conjunto e o Centro Obstétrico, além de receber informações sobre o papel do acompanhante, orientações sobre enxoval e documentação para internação e informações sobre sinais de trabalho de parto e banco de leite.

O acolhimento das gestantes já é uma das ações da Rede Cegonha, que tem como objetivo promover a vinculação da gestante com a maternidade onde irá ocorrer o parto. “Este vínculo deixa a gestante mais segura e confiante com relação ao ambiente do parto”, explica a fisioterapeuta Ângela Rios, coordenadora da equipe multidisciplinar.

A maternidade do HU/UFGD é a única do município, e também a única com uma equipe obstétrica. Outros fatores também garantem um atendimento diferenciado, como ambiente adequado para pré-parto e espaço para a gestante se exercitar antes do parto.

A maternidade do HU/UFGD também oferece teste da orelhinha e orientações sobre aleitamento materno. O bebê permanece o tempo todo no quarto da mãe, que tem direito a acompanhante durante todo o tempo de internação.

A estrutura de atenção materno-infantil do HU/UFGD também inclui Banco de Leite, UTI neonatal e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).