Hospital Regional de Coxim alerta para relação entre câncer bucal e HPV

Diversas pesquisas vem sendo publicadas pelo mundo relacionando o desenvolvimento do câncer na cavidade bucal e na garganta em decorrência da infecção pelo papilomas vírus humano (HPV). Diante de tal possibilidade, o Hospital Regional de Coxim Álvaro Fontoura (HRCX), vem através do serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (CTBMF), alertar a população, principalment…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Diversas pesquisas vem sendo publicadas pelo mundo relacionando o desenvolvimento do câncer na cavidade bucal e na garganta em decorrência da infecção pelo papilomas vírus humano (HPV). Diante de tal possibilidade, o Hospital Regional de Coxim Álvaro Fontoura (HRCX), vem através do serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (CTBMF), alertar a população, principalmente a feminina, para manter seus exames de preventivo em dia, além da frequência ao cirurgião dentista para identificar qualquer inflamação na mucosa bucal.

Segundo os pesquisadores comportamentos como a prática do sexo oral, o aumento de parceiros e o início da vida sexual mais cedo, propiciam a transmissão do HPV, que é um dos responsáveis pelo câncer na orofaringe, o segundo tipo de câncer mais comum ligado ao vírus e que conforme relatos da pesquisa têm sua incidência crescendo ano após ano.

Segundo o responsável pelo serviço da (CTBMF), Dr. Victor Hugo Pietnozka Rodrigues, o HPV tem sido documentado em vários casos de câncer de células escamosas da orofaringe. “A boca é uma porta de entrada para o vírus do HPV, que é contraído principalmente quando se entra em contato com mucosas. Caso encontre nela uma microfissura, como uma afta, gengivite ou algo que não possa ser visto a olho nu, já há perigo de contaminação” alerta Rodrigues.

O câncer de boca é uma importante causa de mortalidade e morbidade no Brasil. A incidência de casos novos de câncer bucal, coloca o carcinoma bucal numa posição de destaque tanto no sexo masculino, como no sexo feminino.

Além disso, no Brasil infelizmente os casos são diagnosticados tardiamente, quando o prognóstico é pior e a chances de cura tornam-se mais difícil. Estima-se que cerca de 75% dos casos de câncer bucal sejam diagnosticados em fases avançadas, dificultando o prognóstico. Caso haja suspeitas de alguma lesão suspeita, o serviço da (CTBMF) está apta para realizar o diagnóstico.

Sintomas Algumas evidências manifestadas por esses tipos de câncer podem ser manchas brancas na boca, dor, lesão com sangramento e cicatrização demorada, nódulo no pescoço presente por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.

O Hospital Regional de Coxim deseja trazer informações importantes para que todos tenham acesso à saúde. Portanto, cuidar da saúde bucal assim como manter um sexo seguro é fundamental para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras complicações como a relatada nesta matéria. (f

Conteúdos relacionados