Horário de Verão sem Dengue II será lançado no dia 18 em Dourados

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde lança no dia 18 deste mês a campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O lançamento será feito pelo diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, durante a abertura do II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, que acontece no auditório da Unigran. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde lança no dia 18 deste mês a campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O lançamento será feito pelo diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, durante a abertura do II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, que acontece no auditório da Unigran.

O calendário da campanha segue até 26 de março de 2013. A primeira atividade do Horário de Verão sem Dengue II será no dia 20, com um mutirão no Jardim Itália, para onde estão programadas visitas domiciliares, além de trabalho mecânico e educativo e eliminação de possíveis focos.

No dia 25 a ação será na Vila Industrial e no dia 26 na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo no Jardim Itália, com exposição em maquetes, slides, filmes, palestras de prevenção à dengue e demais zoonoses, além de atividades externas. Também haverá visitas domiciliares, entrega de panfletos e orientações com a participação dos alunos.

Dia 27, o mutirão acontece no Jardim Água Boa com visitas domiciliares, trabalho mecânico e educativo. Para o mês de novembro haverá um novo calendário, que também já foi elaborado.

De acordo com Eduardo Marcondes, Dourados mantém baixos os índices de casos de dengue. No entanto, a presença comprovada do vírus 4 no Estado e que certamente chegará a Dourados preocupa as autoridades de saúde.

“Apesar de o vírus 4 não ter se mostrado agressivo clinicamente, a população não apresenta resistência imunológica a essa nova variante da doença, por isso a vigilância será redobrada nos próximos meses”, afirma.

Diante dessa realidade, o Plano Horário de Verão sem Dengue II foi estruturado fortemente para o combate à infestação vetorial, por meio de quatro linhas básicas de atuação: aproximação e integração com Atenção Básica, visitas domiciliares, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue.

Para executar o plano, equipes de agentes de saúde foram capacitados no mês de setembro, com o apoio Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Controle Estadual de Vetores.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já adquiriu, através de recurso liberado pelo do Ministério da Saúde, bombas novas para aplicação de inseticidas, novos uniformes, entre outros materiais necessários. Já a rede de atenção primária está equipada com cinco centrifugas de microhematócrito para agilizar o diagnóstico e classificação de risco dos casos e melhorar o fluxo de atendimento precoce de casos graves e notificações.

DIA D

O Dia D contra a dengue está marcado para 24 de novembro. Será uma grande mobilização na região da a cidade que apresentar alta infestação do mosquito transmissor da doença. A ação terá como objetivo a sensibilização de toda a sociedade.

Conteúdos relacionados