Horário de Verão sem Dengue II será lançado no dia 18 em Dourados
A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde lança no dia 18 deste mês a campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O lançamento será feito pelo diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, durante a abertura do II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, que acontece no auditório da Unigran. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde lança no dia 18 deste mês a campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O lançamento será feito pelo diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, durante a abertura do II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, que acontece no auditório da Unigran.
O calendário da campanha segue até 26 de março de 2013. A primeira atividade do Horário de Verão sem Dengue II será no dia 20, com um mutirão no Jardim Itália, para onde estão programadas visitas domiciliares, além de trabalho mecânico e educativo e eliminação de possíveis focos.
No dia 25 a ação será na Vila Industrial e no dia 26 na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo no Jardim Itália, com exposição em maquetes, slides, filmes, palestras de prevenção à dengue e demais zoonoses, além de atividades externas. Também haverá visitas domiciliares, entrega de panfletos e orientações com a participação dos alunos.
Dia 27, o mutirão acontece no Jardim Água Boa com visitas domiciliares, trabalho mecânico e educativo. Para o mês de novembro haverá um novo calendário, que também já foi elaborado.
De acordo com Eduardo Marcondes, Dourados mantém baixos os índices de casos de dengue. No entanto, a presença comprovada do vírus 4 no Estado e que certamente chegará a Dourados preocupa as autoridades de saúde.
“Apesar de o vírus 4 não ter se mostrado agressivo clinicamente, a população não apresenta resistência imunológica a essa nova variante da doença, por isso a vigilância será redobrada nos próximos meses”, afirma.
Diante dessa realidade, o Plano Horário de Verão sem Dengue II foi estruturado fortemente para o combate à infestação vetorial, por meio de quatro linhas básicas de atuação: aproximação e integração com Atenção Básica, visitas domiciliares, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue.
Para executar o plano, equipes de agentes de saúde foram capacitados no mês de setembro, com o apoio Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Controle Estadual de Vetores.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já adquiriu, através de recurso liberado pelo do Ministério da Saúde, bombas novas para aplicação de inseticidas, novos uniformes, entre outros materiais necessários. Já a rede de atenção primária está equipada com cinco centrifugas de microhematócrito para agilizar o diagnóstico e classificação de risco dos casos e melhorar o fluxo de atendimento precoce de casos graves e notificações.
DIA D
O Dia D contra a dengue está marcado para 24 de novembro. Será uma grande mobilização na região da a cidade que apresentar alta infestação do mosquito transmissor da doença. A ação terá como objetivo a sensibilização de toda a sociedade.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Fórmula Truck confirma realização de etapa em Campo Grande no mês de junho
Modalidade de corrida de caminhões é uma das preferidas dos fãs de velocidade em Mato Grosso do Sul
Reforma administrativa deve ser votada na Câmara sem emendas, diz Beto Avelar
Votação deve acontecer em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11)
Richarlison anuncia espera do primeiro filho: “agora somos 3”
O jogador de futebol fez o anúncio junto com a namorada, Amanda Araújo, nas redes sociais
VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
Imagens de câmera de segurança mostram veículo subindo meio-fio e atingindo o poste
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.