Hollande e Cameron defendem crescimento e austeridade

O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, destacaram nesta sexta-feira, em seu primeiro encontro bilateral, que é possível haver crescimento e austeridade econômica. “Estamos convencidos de que é preciso manter a política de saneamento de nossas contas públicas e, também, dar mais espaço para o crescimento”, explicou Hollande, desta…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, destacaram nesta sexta-feira, em seu primeiro encontro bilateral, que é possível haver crescimento e austeridade econômica.

“Estamos convencidos de que é preciso manter a política de saneamento de nossas contas públicas e, também, dar mais espaço para o crescimento”, explicou Hollande, destacando que “sobre o crescimento não tenho exatamente as mesmas posições” que Cameron.

“Não há contradição entre austeridade e crescimento”, disse Cameron, que aplica uma severa política de austeridade na Grã-Bretanha. “Precisamos de um programa forte de redução de déficits para obter este crescimento. O presidente Hollande acredita nisto e eu, também”.

Segundo Cameron, os dois conversaram ainda “sobre cooperação em matéria de defesa, onde Grã-Bretanha e França são estreitos aliados e trabalham juntos para benefício mútuo”.

“Reafirmei ao primeiro-ministro meu compromisso com a cooperação entre nossos países em matéria de defesa. Somos duas potências nucleares na Europa e temos a vontade comum de manter a eficiência de nossas armas e buscar toda a cooperação possível”, revelou Hollande após a reunião, celebrada na embaixada britânica de Washington.

O líder francês aceitou um convite de Cameron para uma reunião “em breve” em Londres.

Hollande e Cameron participam nos Estados Unidos das Cúpulas do G8, em Camp David (Maryland), e do G20, em Chicago (Illinois).

Conteúdos relacionados