Hollande diz que sua vitória representa uma mudança para a Europa

O presidente eleito da França, o socialista François Hollande, disse neste domingo que sua vitória significa “uma mudança para a Europa”, onde seus povos “esperam terminar com a austeridade”. O vencedor das eleições presidenciais se dirigiu a uma multidão que lhe recebeu na Praça da Bastilha de Paris e lhes assegurou: “Eu escutei vocês, sua […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente eleito da França, o socialista François Hollande, disse neste domingo que sua vitória significa “uma mudança para a Europa”, onde seus povos “esperam terminar com a austeridade”.

O vencedor das eleições presidenciais se dirigiu a uma multidão que lhe recebeu na Praça da Bastilha de Paris e lhes assegurou: “Eu escutei vocês, sua vontade de mudança, sua força, sua esperança”.

Hollande, junto com sua companheira Valérie Trierweiler, tinha chegado do aeroporto de Le Bourget procedente de Tulle, no centro-sul da França, onde ficou sabendo de sua vitória sobre o presidente em fim de mandato, o conservador Nicolas Sarkozy.

Horas antes milhares de pessoas já comemoravam na Bastilha, lugar preferido pela esquerda francesa para celebrar seus triunfos, a chegada ao poder de Hollande que, faltando dados oficiais definitivos, ganhou por uma margem de quatro pontos.

“Eu os agradeço, povo da França, por ter me permitido converter-me em presidente da República”, disse um Hollande com a voz rouca pelo esforço dos últimos dias e perante uma multidão que cantava seu nome e agitava bandeiras da França.

Hollande mostrou “orgulho” em poder celebrar a vitória no mesmo lugar no qual, há 31 anos, milhares de outros franceses recebiam o até então único presidente de esquerda da Quinta República Francesa, o socialista François Mitterrand, seu mentor político.

“Quero pedir-lhes que não desanimem, há muito o que fazer nos próximos meses, é preciso proporcionar uma maioria ao presidente da República”, pediu Hollande em referência às eleições legislativas de junho.

“Sou o presidente da juventude da França”, proclamou Hollande, que garantiu querer ser “o presidente de todos os que se orgulham” de ser cidadãos franceses, antes de retirar-se do palco levantado na histórica praça.

Conteúdos relacionados