Geral

‘Hamlet’, filme de Franco Zeffirelli será exibido no CineMIS

O teatro, que já serviu de base para muitas adaptações para a sétima arte, é o tema do projeto CineMIS do mês de setembro. As exibições, realizadas pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, são gratuitas e acontecem sempre às 19 horas. A Mostra Cinema e Teatro […]

Arquivo Publicado em 14/09/2012, às 10h19

None

O teatro, que já serviu de base para muitas adaptações para a sétima arte, é o tema do projeto CineMIS do mês de setembro. As exibições, realizadas pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, são gratuitas e acontecem sempre às 19 horas.


A Mostra Cinema e Teatro é uma parceria com o 2º festival “Cena Agora – Bienal de Teatro”, projeto que acontece entre os dias 10 e 16 de setembro em Campo Grande e que possui extensa programação com apresentações nacionais e locais, intervenções, processos artísticos e outras linguagens, ocupando salas, ruas e espaços alternativos. É realizado com apoio do Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado.


Segundo o curador da Mostra Cinema e Teatro, Vitor Hugo Samúdio, as exibições pretendem expor produções de diversos períodos, nacionalidades e estéticas, que demonstram a forte influência do teatro no cinema e na cultura contemporânea, com obras que vão da adaptação pop e em ritmo de videoclipe de “Romeu e Julieta”, do diretor Baz Luhrmann, ao excelente “Édipo Rei”, filme de Pier Paolo Pasolini baseado na peça de Sofócles.


“Nossa proposta é estimular debates sobre a cultura em geral e, desta vez, trata-se de uma aproximação entre artes e linguagens diferentes, que dialogam há tempos tendo em vista os recursos narrativos que se utilizam. Essa mostra é muito representativa e demonstra o caráter colaborativo que a Fundação de Cultura vem tendo em todas as suas ações, cumprindo sua função social de democratizar o acesso ao conhecimento e à reflexão através de produções audiovisuais do País e do mundo”, analisa o presidente da Fundação, Américo Calheiros.


Com temas diversos e abrangentes, o CineMIS apresenta na segunda semana de cada mês uma mostra com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras.


14 de setembro (Sexta-feira)


Hamlet – peça de William Shakespeare, filme de Franco Zeffirelli


Hamlet (Mel Gibson), Príncipe da Dinamarca, retorna ao seu país-natal quando seu pai, o rei, morre. Ao chegar, já encontra sua mãe (Glenn Close) casada com seu tio (Alan Bates), que se tornara rei. Mas logo o fantasma do pai de Hamlet surge e conta ao filho que seu tio e sua mãe o tinham assassinado. Hamlet passa então a ser atormentado pela decisão de vingar a morte do pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato. (Drama, 1990, 130 min.)


Serviço: A Mostra Cinema e Teatro acontece de 10 a 14 de setembro, sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca. Informações pelo email [email protected] e pelo fone 3316-9178.

Jornal Midiamax