O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), nomeará Rogério Sottili para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Sottili é secretário-executivo da Presidência da República, ou seja, o número dois de Gilberto Carvalho.

Haddad escolheu o homem de confiança do ministro por sua experiência na área. Sottili já foi secretário-adjunto da Secretaria de Direitos Humanos na época do ministro Paulo Vannuchi (2005-2010) e ministro em exercício.

Desta época, corre contra ele um processo de improbidade administrativa no Ministério Público Federal. Até o início do governo Lula, Sottili trabalhava como assessor do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Além do novo secretário de Direitos Humanos, Haddad deve anunciar nesta quarta-feira (5) o jornalista Nunzio Briguglio para a Secretaria de Comunicação. Os dois já trabalharam juntos no Ministério da Educação.

Briguglio comandava a assessoria de imprensa do MEC na gestão Haddad e permaneceu no cargo com a posse do ministro Aloizio Mercadante, quando Lula definiu o nome do primeiro para concorrer à Prefeitura de São Paulo.

O sociólogo Cesar Callegari será oficializado como secretário de Educação também nesta quarta-feira (5), além da assistente social Denise Motta, que ficará com a pasta de Política para Mulheres, recém-criada pelo prefeito petista. Até o momento, Haddad escolheu 18 nomes para seu secretariado.