A diferença das intenções de voto entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo voltou a diminuir e é a menor já registrada desde o início da campanha eleitoral. Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta sexta-feira, o tucano caiu de 26% para 20% em duas semanas, enquanto o petista foi de 9% a 16% no mesmo período. As informações são do Jornal do SBT.

A disputa estimulada segue liderada pelo candidato Celso Russomanno (PRB), que subiu cinco pontos e foi a 31%. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos, o que permite classificar o desempenho de Haddad e Serra como empate técnico.

Em quarto lugar, Gabriel Chalita (PMDB) manteve os 5% da pesquisa anterior (referente ao período de 13 a 15 de agosto), enquanto Soninha Francine caiu um ponto e foi a 4%. Paulinho da Força (PDT) caiu de 5% para 1% e aparece em sexto.

Os resultados são compatíveis com os apresentados pelo último levantamento do instituto Datafolha. divulgado nesta quarta-feira (29 de agosto), na qual Russomanno apresentou os mesmos 31%, e foi seguido por Serra (22%) e Haddad (14%), também com margem de erro de 3 pontos.

Encomendada pelos grupos Estado e TV Globo ao Instituto Ibope, a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, com 1.001 entrevistados, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número SP-00605/ 2012.

Russomanno venceria Serra no segundo turno

Para o segundo turno, a pesquisa considerou apenas o cenário de disputa entre Serra e Russomanno, já que os dois apareciam empatados com 26% na última pesquisa, com uma vantagem de 17 pontos em relação a Haddad. No caso, o candidato do PRB venceria o tucano por 51% a 27%.

Serra é o líder no quesito rejeição – 34% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar, aparecem empatados Fernando Haddad e Soninha, com 13% cada um; seguidos por Levy Fidelix e Paulinho da Força (12% cada um); Eymael (11%); Celso Russomanno e Gabriel Chalita (cada um com 8%).

Na pesquisa espontânea para o primeiro turno, aquela em que os entrevistados manifestam sua intenção de voto antes de ler os nomes dos candidatos, Russomanno tem 24%; Serra, 16%; e Haddad, 12%. Entre os entrevistados, 14% votariam em branco e 26% disseram que não sabem.