Haddad discursa em evento para consolidar apoio do PT

Além de tornar-se conhecido para os eleitores paulistanos, o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, enfrenta ainda o desafio de ser totalmente aceito dentro do próprio partido. Mesmo apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad foi mal visto por alguns companheiros por seu fraco apelo junto ao eleitorado. Para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além de tornar-se conhecido para os eleitores paulistanos, o pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, enfrenta ainda o desafio de ser totalmente aceito dentro do próprio partido. Mesmo apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad foi mal visto por alguns companheiros por seu fraco apelo junto ao eleitorado. Para amenizar os temores dos colegas petistas, que viram o futuro nome do partido com apenas 3% das intenções de voto na última pesquisa, os coordenadores de campanha organizaram o Conversando com São Paulo, evento temático semanal na sede do diretório municipal da legenda.

Apesar de o mote do encontro da manhã deste sábado ser sobre assistência social, o pré-candidato fez questão de frisar conquistas de sua gestão à frente do Ministério da Educação, como a ampliação de vagas de ensino superior, da educação especial e da assistência estudantil. Chamado de “nosso futuro prefeito” pelos membros da mesa, Haddad também desfiou críticas à atual gestão da capital paulista, ganhando o apoio imediato da meia centena de presentes.

“A dupla Serra/Kassab desarticulou o sistema de gestão da cidade de São Paulo”, disse ele, ovacionado. “O direito à assistência social é acionado apenas quando outros setores, como a educação ou a saúde, não atendem o cidadão. Devemos apostar na intersetorialidade na origem da política pública.” Ele acrescentou que o sistema de assistência deve ser “tirado da passividade”, com o Estado indo mais atrás dos necessitados. “Quem mais precisa é quem menos sabe como buscar seus direitos.”

O seminário, que começou com uma atmosfera carregada de indignação, terminou em clima de comemoração antecipada da vitória de Haddad. “Você vai ter bastante trabalho”, disse uma das presentes, concentrando o otimismo que imperava no fim do encontro. O pré-candidato aparentava muita satisfação com o resultado positivo do evento, e tentou passar confiança à militância. “Temos que aproveitar os bons ventos que podem soprar com o resultado das próximas eleições.”

Conteúdos relacionados