“Combater os traumas e as violências”. Esse foi o propósito da caminhada realizada na manhã deste sábado, 25 de agosto, pelo Distrito das Igrejas Adventistas do 7º Dia de Corumbá, mobilizando crianças, adultos e jovens pelas principais ruas da área central.

A mobilização faz parte do programa “Quebrando o Silêncio”, campanha da Igreja Adventista do Sétimo Dia que promove ações contra a violência na família, escola e comunidade. A cada ano a campanha ganha ênfase especial e a deste ano é ajudar na superação dos traumas da violência para que mulheres, adolescentes, crianças e idosos, que são os mais atingidos por esse mal, consigam viver bem com familiares e amigos.

“Iniciamos a campanha com uma palestra realizada na Igreja Central, proferida pelo delegado de Ladário, Enilton Zalla. Ele apontou as questões que norteiam a violência em nossa cidade e nos motivou ao combate a às ações de repressão. A campanha ocorre anualmente e através de passeatas e palestras, tentamos sensibilizar a população que violência só gera atraso, que a violência é desumana e buscamos a paz”, apontou Tatiana da Silva Santos Matos, responsável pelo distrito da Igreja Adventista.

A caminhada contou com banda, membros dos grupos Desbravadores, da Igreja Adventista e da população, percorrendo as ruas Frei Mariano, Delamare, 15 de Novembro, terminando na Praça da Independência, com atividades de sensibilização, como entrega de folder da campanha, além de revista com material de alerta e reportagens.

 “Há alguns anos eu participo da manifestação ‘Quebrando o Silêncio’. É uma ação boa, pois combate vários tipos de violência, como a violência na família, contra a mulher e até o bullying, um tipo de violência que ocorre principalmente em escolas. Queremos viver em paz e é por isso que realizamos essa manifestação”, disse Pedro Soares, de 08 anos.

Campanha

A Campanha prossegue esta semana com palestras em escolas e ações de sensibilização. Quebrando Silêncio tem os seguintes objetivos:

-Conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de pôr um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção ao abuso.

-Orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário.

-Promover a paz para um mundo melhor por meio da distribuição de panfletos, revistas e palestras, formando um padrão cultural de que a violência na família é inaceitável.