Um dos principais nomes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) e figura marcante durante toda esta semana de eventos da Fifa em São Paulo, o ex-atacante Ronaldo pode ser ausência na principal cerimônia da semana: o sorteio que definirá os grupos da Copa das Confederações de 2013, que será realizado na manhã deste sábado, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Desde ontem, o ex-jogador sofre com uma forte gripe, de acordo com assessores da Fifa. A doença fez com que Ronaldo fosse ausência em dois eventos nestes últimos dois dias: uma festa de gala organizada na quinta para recepcionar as delegações das equipes participantes do torneio do ano que vem e um torneio de futebol com os jornalistas credenciado para os eventos, que foi realizado nesta sexta-feira.

Na competição desta sexta, a ausência do craque foi compensada com as presenças de Cafu e Marta. Os dois estão confirmados para o evento de amanhã. O capitão do pentacampeonato mundial, inclusive, será responsável por revelar a bola oficial que será usada na Copa das Confederações.

A ausência de Ronaldo deve ser sentida principalmente por duas pessoas: o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que tem feito diversos elogios ao ex-jogador por seu trabalho no COL, e a presidente da República, Dilma Rouseff, que tem em Ronaldo o principal elo de comunicação dentro do Comitê Organizador. Outra ausência sentida será Pelé, que ainda se recupera de uma operação no quadril e segue em repouso na sua casa na capital paulista