O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), declarou que o novo presidente será uma mulher. Ele não quis dar o nome da escolhida, mas garantiu que ela agrada tanto o PMDB como o prefeito eleito Alcides Bernal (PP).

Por dedução, Grazielle Machado (PR) leva vantagem das outras mulheres por seguir um caminho independente. Ela integra o grupo que tem como aliados o PT e o PSDB, que apoiaram Bernal no segundo turno.

Outro fator que favorece Grazielle é que a entrega da presidência ao PR pode retribuir o favor feito ao PMDB, quando o partido não cobrou o mandato de Edson Giroto, que deixou o PR para se filiar ao PMDB. Para o vereador Jamal Salem (PR) a escolha de Grazielle para a presidência da Casa de Leis é a mais acertada.

“Além de ser do meu partido e minha amiga, ela tem família tradicional na política. Posso até ser um cabo eleitoral dela”, brincou Jamal. De acordo com Siufi, o PMDB perdeu a oportunidade de eleger o novo presidente quando Edson Giroto (PMDB) abriu mão de conversar com o grupo de 21 vereadores eleitos pela coligação dele.

Segundo Siufi, a indicada já tem 15 votos necessários para ser eleita. Ele afirma que vai votar pelo grupo e entende que a nova presidente garantirá a harmonia e a independência entre os Poderes.