Geral

Governo cria Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira em Jardim

O Governo do Estado realizou no município de Jardim a cerimônia de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira de Jardim (GGI-F), no dia 14 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Jardim. O evento trás para Mato Grosso do Sul a quarta unidade desse modelo, sendo que outros três gabinetes já estão […]

Arquivo Publicado em 23/11/2012, às 14h19

None

O Governo do Estado realizou no município de Jardim a cerimônia de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira de Jardim (GGI-F), no dia 14 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Jardim.



O evento trás para Mato Grosso do Sul a quarta unidade desse modelo, sendo que outros três gabinetes já estão funcionando nas cidades de Corumbá Naviarí e Ponta Porã, como parte da Estratégia Nacional de Fronteira.



Durante a solenidade, o Segundo o Tenente Coronel Alexandre da Rosa Ferreira, Comandante do 11° BPM Jardim, falou para a equipe da i9ms que o gabinete propõe direcionamentos nas áreas de segurança pública para o combate ao crime de fronteira e a medida acontece pro determinação de Lei Federal que determinam que todo Estado de fronteira crie gabinetes com esse perfil de atendimento.



De acordo com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira integram a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), e são colegiados que visam promover a integração entre os órgãos da justiça criminal e defesa social no combate ao crime organizado e ao tráfico de entorpecentes. “Elaboramos um planejamento e instalamos estrategicamente os GGIFs em quatro cidades polos: Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e, agora, Jardim, que têm a missão de promover ações de combate aos crimes transfronteiriços em todo o Estado”, disse.



O prefeito Carlos Américo Grubert deu as boas vindas a todas as autoridades presentes e agradeceu a escolha do município de Jardim em ter um Gabinete de Gestão Integrada, deixando claro a sua satisfação em ver chegar ao município cada vez mais órgãos de importância para o Estado e o País, lembrando da nova sede da Receita Federal e da Escola Técnica Federal que também escolheram Jardim para criação de novas unidades.



“Mais uma vez Jardim comprova sua importância estratégica geográfica como pólo do sudoeste do Estado através da criação deste Gabinete. Fomos escolhidos para centralizar as estratégias de combate ao crime na fronteira devido a nossa localização e também porque Jardim é sede de vários departamentos e órgãos de defesa pública, como o 11° Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil, o Quartel do Corpo de Bombeiros. Hoje pela manhã tivemos a felicidade de realizar neste mesmo local a primeira audiência pública que definirá quais os cursos serão oferecidos pela Escola Técnica Federal, comprovando a chegada do Instituto Técnico Federal a Jardim. Estamos presentes no cenário nacional e chamamos cada vez mais a atenção do Governo Federal pela nossa relevância estratégica e econômica”, disse o prefeito.



O evento contou com a presença de autoridades federais e estaduais da segurança pública, do Executivo municipal, de integrantes do Conselho Comunitário de Segurança, Ministério Público, Poder Judiciário, Receita Federal e representantes do Exército. Estiveram presentes o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; o cel. PM Geraldo Garcia Orti, Superintendente das Políticas de Segurança Pública; o Cel. PM Valter Godoy Rojas, Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada/MS (GGI/MS); o Ten. Cel. Alexandre Rosa Ferreira; Comandante do 11° BPM Jardim; o Delegado de Polícia Civil de Jardim, Valdemiro Mendes Aguilera; o Major Alex Evandro Ciotta, Comandante da 4ª Cia. Eng. Comb. Mec; o Juiz da 2ª Vara de Jardim, Luiz Alberto de Moura Filho; o prefeito municipal de Jardim, Carlos Américo Grubert, a prefeita de Nioaque, Ilca Corral Domingos; os vereadores de Jardim Cláudia Barbosa e Gláucio Cabreira da Costa; o prefeito eleito em Jardim, Marcelo Melo; autoridades civis militares de Guia Lopes, Nioaque, Caracol, Bela Vista e Porto Murtinho.



O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é um fórum que integra as forças de segurança pública das esferas federal, estadual e dos municípios fronteiriços com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes transnacionais.


Jornal Midiamax