Geral

Governo colombiano e Farc iniciam negociações de paz na Noruega

 O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) começaram hoje (18) a segunda fase da negociação de paz, na tentativa de encerrar o conflito armado que se estende no país por quase meio século. Com a mediação da Noruega, Venezuela, do Chile e de Cuba, a discussão sobre o acordo começou com […]

Arquivo Publicado em 18/10/2012, às 16h23

None

 O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) começaram hoje (18) a segunda fase da negociação de paz, na tentativa de encerrar o conflito armado que se estende no país por quase meio século.


Com a mediação da Noruega, Venezuela, do Chile e de Cuba, a discussão sobre o acordo começou com uma declaração formal das partes envolvidas na cidade de Oslo, capital norueguesa.


A responsável pela Seção de Paz e Reconciliação do Ministério de Assuntos Exteriores da Noruega, Tone Allers, deu as boas-vindas à abertura do processo de paz, que chamou de “apenas o começo”.


Ela reconheceu a necessidade de “dar mais passos” e sugeriu às partes “continuar de boa fé” e manter seu “compromisso com a paz”.


O representante de Cuba, Carlos Fernández de Cosio, disse que a iniciativa do governo da Colômbia e das Farc para iniciar um diálogo “merece o respeito e o apoio de todo o mundo”, acrescentando que Havana tem “um compromisso histórico para o esforço de alcançar a paz”.

Jornal Midiamax