Governo acusa Delcídio de protelar projeto de interesse do Estado
A matéria sobre incentivos fiscais chegou nas mãos do senador dia 14 de abril do ano passado e até agora não foi apreciada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A matéria sobre incentivos fiscais chegou nas mãos do senador dia 14 de abril do ano passado e até agora não foi apreciada
De olho em incentivos fiscais para atrair investidores a Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado acusou o senador Delcídio do Amaral (PT) de protelar a apreciação de projeto que acaba com a necessidade da unanimidade para aprovar concessões de isenções, incentivos e benefícios fiscais relativos ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O projeto foi apresentado em março de 2010 e chegou nas mãos de Delcídio dia 14 de abril do ano passado. “Há um ano e meio o troço na gaveta do senador Delcídio do Amaral”, chiou um político. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o petista assumiu a relatoria da proposta e até agora não apresentou parecer.
“Não é tão simples como muita gente imagina”, rebateu o senador. Segundo ele, o projeto não foi adiante por falta de consenso. “O próprio Planalto tem avaliação contrária ao fim da unanimidade por temer uma guerra fiscal indiscriminada”, explicou.
O plano, de acordo com Delcídio, é promover várias mudanças na questão tributária, começando com a regularização de todos os incentivos existentes. “Depois, a ideia é fazer um processo seletivo para qualificar os tipos de incentivos e regularizá-los”, disse.
Para Mato Grosso do Sul e a maioria dos estados, os incentivos fiscais são determinantes na disputa por investidores. Sem os benefícios, a maioria das empresas opta por se instalar em estados industrializados, bem localizados e com alto índice de consumidores. Daí a importância do projeto para autorizar a concessão das vantagens, sem o aval de todos os estados.
STF no circuito
Ainda de acordo com Delcídio, os políticos do Estado apenas se “ligaram” do projeto após iniciar no STF (Supremo Tribunal Federal) discussão para anular incentivos fiscais que não passaram pela aprovação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). “Como no Estado a maioria dos incentivos não tem o aval do Confaz, ele se tocaram. Antes disso, nunca ninguém discutiu comigo o projeto”, comentou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.