Google oficializa lançamento do tablet Nexus 7 para concorrer com o iPad
Um pouco antes do Google I/O (evento de desenvolvedores de aplicações realizado em San Francisco), a companhia liberou nesta quinta-feira (27) um vídeo promocional do tablet Nexus 7, o primeiro portátil do tipo de “fabricação própria” da gigante das buscas. O tablet será vendido a US$ 199 (16 GB de armazenamento) a partir da segunda […]
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Um pouco antes do Google I/O (evento de desenvolvedores de aplicações realizado em San Francisco), a companhia liberou nesta quinta-feira (27) um vídeo promocional do tablet Nexus 7, o primeiro portátil do tipo de “fabricação própria” da gigante das buscas. O tablet será vendido a US$ 199 (16 GB de armazenamento) a partir da segunda metade de julho no Reino Unido, Canadá, Austrália e Estados Unidos.
O tablet Nexus 7, como sugere o nome, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, processador Nvidia quad-core (com quatro núcleos), 1 GB de memória, GPS, conexão Wi-Fi e NFC (tecnologia utilizada para pagamentos móveis). Além disso, o tablet vem com uma câmera frontal de 1,2 megapixels (para fazer videoconferência) e tem bateria com autonomia de 8 horas.
O dispositivo já virá com o sistema operacional Jelly Bean (jujuba) apresentado durante o evento Google I/O – os nomes dos sistemas operacionais do Google sempre são de sobremesas.
As especulações do tablet do Google estão sendo vazadas há pelo menos duas semanas. E, até o momento, todas as especificações vazadas sobre o aparelho são verdadeiras.
Características
Como novidade, o tablet terá uma divisão do Google Play (loja de conteúdos da empresa) voltada para revistas. Chamado Google Play Magazine App, o recurso exibirá novas edições de revistas utilizando efeitos 3D, como se as capas estivessem enfileiradas. Basta um toque para passar para a capa da revista seguinte.
Outra opção apresentada no tablet é o widget “qual é a música?’. Ele funciona como o aplicativo Shazam. Ao tocar uma música, o recurso identificará o nome dela e direcionará o usuário diretamente para o Google Play para comprar a faixa.
Quanto ao Google Currents, aplicativo da companhia para leitura de revistas, a companhia informou que inseriu a opção de traduzir os conteúdos das revistas.
Mercado de portáteis
No ramo de telefonia, o Google já lançou dois smartphones “próprios” feitos em parceria com fabricantes como HTC e Samsung: Nexus One, e Galaxy Nexus. Os dois não foram sucesso de venda. Na época, a companhia chegou a dizer que apenas produziu os aparelhos para “puxar o mercado de hardware” de telefonia. Quando lançados, ambos os aparelhos apresentavam características de ponta.
O iPad, da Apple, continua a liderar de forma absoluta no mercado americano de tablets. Segundo a consultoria comScore, no segmento Android, o líder absoluto é o Amazon Kindle Fire, que detém 54,4% do mercado. À título de comparação, o portátil da Amazon custa nos Estados Unidos US$ 199, enquanto o iPad mais barato custa US$ 399 (iPad 2 de 16 GB).
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