Google: Android no Brasil cresce graças a smartphones, mas tablets não “emplacam”

Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares na região, mas são os smartphones que têm “monopolizado” esse mercado. No Brasil, a plataforma Android cresceu 400%, segundo dados do próprio Google. Mas tablets com o sistema operacional ainda tentam cair no gosto dos consumidores e enfrentam o iPad, da Apple. Os dados foram apresentados pelo […]

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Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares na região, mas são os smartphones que têm “monopolizado” esse mercado. No Brasil, a plataforma Android cresceu 400%, segundo dados do próprio Google. Mas tablets com o sistema operacional ainda tentam cair no gosto dos consumidores e enfrentam o iPad, da Apple.

Os dados foram apresentados pelo brasileiro Hugo Barra, gerente mundial de produtos móveis do Google, durante evento anual da empresa para a imprensa latino-americana, nesta sexta (4). Segundo Barra, que participou via videoconferência, embora os números indiquem um forte crescimento de smartphones no Brasil, o mercado ainda reserva muito potencial.

“Enquanto no Chile os celulares inteligentes já são 25% do total de aparelhos, o Brasil fica mais atrás, com 13%”, detalhou. Com planos pré-pagos de internet e preços mais baixos de aparelhos, o gerente acredita que 2012 “será o ano dos smartphones”, não só no país, como também na América Latina. “São dois fatores muito relevantes para os consumidores da região.”

Mas o sucesso dos smartphones não se reflete ainda em relação aos tablets. Barra ressalva que o mercado dos computadores ultraportáteis, por ora, é ainda pequeno em comparação aos dos celulares. “As fabricantes têm de escolher os nichos certos, identificar quais aparelhos caem no gosto do consumidor”, afirma. O brasileiro é, no entanto, otimista. “O sucesso do Android nessa plataforma é uma questão de tempo.”

O executivo não citou outros fatores que prejudicam as vendas, como alto preço desses dispositivos no Brasil e, principalmente, a preferência dos consumidores pelo iPad, da Apple. Uma pesquisa recente aponta que quase metade dos que pretendem comprar um tablet prefere a Apple a outras marcas.

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