Gol inaugura novo sistema de navegação de voo no Aeroporto Santos Dumont
A Gol é a primeira companhia aérea brasileira a utilizar o sistema de RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), o recurso vai permitir diminuir o tempo das viagens em cerca de quatro minutos, reduzir o ruído e economizar combustível. O voo de inauguração aconteceu neste sábado (5), no Aeroporto Santos Dumont, primeiro do país a receber […]
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A Gol é a primeira companhia aérea brasileira a utilizar o sistema de RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), o recurso vai permitir diminuir o tempo das viagens em cerca de quatro minutos, reduzir o ruído e economizar combustível. O voo de inauguração aconteceu neste sábado (5), no Aeroporto Santos Dumont, primeiro do país a receber os aviões com essa tecnologia, num evento fechado para os jornalistas, autoridades da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Aeronáutica. A partir de julho, segundo a Gol, os passageiros poderão começar a voar com essa estrutura na ponte aérea Rio-São Paulo.
A Performance de Navegação Requerida permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestre de rádio-navegação. Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas desfavoráveis que, normalmente, poderiam obrigar as aeronaves a aguardar para pouso, desviar para outros aeroportos ou cancelar o voo antes da partida.
“Esse sistema vai aumentar muito a acessibilidade no Aeroporto Santos Dumont, diminuindo os tetos mínimos operacionais de 1.500 pés (457metros) para 300 pés (91 metros). Em alguns casos, a redução do trajeto de voo será de 10%”, explicou Viggo Thisted, comandante da Gol.
No Brasil, mais de 85% dos pousos são feitos com aeronaves capazes de voar com o RNP AR. A tecnologia não deve demorar a se popularizar, já que é interesse da ANAC redução dos atrasos causados pelo tráfego ou clima. A companhia pioneira vai contar com 23 aviões com esse recurso.
A experiência australiana é bem sucedida, a Airservices Australia e a GE Naverus operou nos aeroportos do país. Na cidade de Brisbane, por exemplo, o resultado dos primeiros 18 meses da implementação do recurso mostrou que 400.000 kg de combustíveis foram economizados, 4.200 minutos de voo a menos e mais de 17.800 milhas náuticas de redução das distâncias da viagem.
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