A Rede Globo enviou comunicado à imprensa nesta quarta-feira para informar como irá exibir as imagens dos Jogos Olímpicos de Londres em seus programas jornalísticos. Sem os direitos para TV aberta, a emissora disse que poderá mostrar dirariamente até seis minutos de imagens distribuídos em seus três telejornais após um acordo com a OBS (Olympic Broadcast Services), mas ressaltou que a cobertura será limitada.

Segundo a Globo, a OBS tem um acordo com o COI (Comitê Olímpico Internacional) para repasse de imagens a veículos não detentores de direitos de transmissão da Olimpíada. No Brasil, a Rede Record é a detentora exclusiva para TV aberta.

A emissora tem sido criticada nos últimos dias nas redes sociais por telespectadores ao deixar de lado em seus programas jornalísticos a expectativa e os preparativos para os Jogos de Londres.

Veja o comunicado da Globo

“A cobertura jornalística da Rede Globo dos Jogos Olímpicos 2012 seguirá dois princípios de que não pode abrir mão: informar os seus telespectadores e respeitar acordos sobre direitos esportivos.

Para isso, a emissora comprou da OBS (Olympic Broadcast Services) o acesso às imagens dos Jogos Olímpicos vendido a não detentores dos direitos de transmissão que aceitam as regras do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a utilização jornalística em suas coberturas do evento.

Essas regras determinam que, ao longo do dia, um total de apenas seis minutos de imagens sejam usados por no máximo três programas jornalísticos regulares, sendo que cada um deles poderá usar apenas até dois minutos, não ultrapassando, por evento ou prova, 30 segundos ou 1/3, o que for menor. A OBS produzirá boletins atualizados de 30 minutos sobre as Olimpíadas a cada meia hora, que serão transmitidos via satélite a todos os assinantes do serviço. Imagens de arquivo de Jogos Olímpicos passados contam nos seis minutos diários e, portanto, nos dois minutos por programa. Outra restrição é que as imagens só poderão ser usadas três horas depois que tiverem sido exibidas pelo detentor dos direitos de transmissão em TV aberta. No momento em que as imagens dos Jogos Olímpicos estiverem sendo mostradas nas reportagens, os assinantes do serviço da OBS se comprometem a creditá-las ao detentor dos direitos de transmissão.

Seguindo a experiência internacional, e sem ferir as regras do COI, fotos serão utilizadas sempre que imagens de um evento não puderem ser exibidas. São restrições importantes do COI que a TV Globo acata num esforço para bem informar os seus telespectadores. Como acontece em todo o mundo com os não detentores de direitos de transmissão, o respeito a essas regras implicará, naturalmente, uma cobertura mais limitada do que a que realizamos nos últimos anos, mas suficiente para divulgar as principais notícias sobre os Jogos Olímpicos.

O comunicado da Globo foi divulgado curiosamente horas depois da Record. A emissora paulista também informou que irá divulgar as imagens (com restrições) aos veículos, mas exige que concordem com as condições. No Pan-Americano de 2011, a Record reclamou publicamente quando a Globo mostrou imagens – divulgadas pela Associated Press Television News (Aptn) – da Cerimônia de Abertura sem a logomarca dela.

Veja o comunicado da Record

A Rede Record informa que conseguiu, junto ao COI (Comitê Olímpico Internacional), melhores condições para a concessão de imagens dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 em relação às oferecidas há quatro anos, em Pequim 2008.

Desde a semana passada, todas as redes brasileiras de televisão aberta receberam um documento da Record definindo que elas poderão obter, diariamente, seis minutos de imagens por dia dos melhores momentos olímpicos.

Nesta Olimpíada, as imagens estão liberadas para serem usadas em blocos de até três minutos em qualquer telejornal ou programa de cobertura nacional durante 24 horas. Até os Jogos de Pequim, as imagens só eram liberadas para exibição em blocos de dois minutos, em apenas três programas ao longo do dia.

Para que as emissoras possam usufruir desse beneficio inédito de uso de imagens, basta que concordem com as condições previstas no acordo da Record com o Comitê Olímpico Internacional. Até o momento, poucas horas antes da estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, com o jogo da seleção feminina de futebol, algumas emissoras já se manifestaram.

A Record espera, com o acordo conquistado junto ao COI, oferecer o máximo de possibilidades para a promoção do espírito olímpico e exaltar as conquistas dos nossos atletas.