Geraldo luta pela implantação de hemodiálise em Naviraí
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está articulando, junto ao Ministério da Saúde e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implantação do serviço Terapia Renal Substitutiva na cidade de Naviraí. O projeto foi apresentado pelo parlamentar em audiência com o secretário de Atenção a Saúde Helvécio Magalhães na última […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) está articulando, junto ao Ministério da Saúde e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a implantação do serviço Terapia Renal Substitutiva na cidade de Naviraí. O projeto foi apresentado pelo parlamentar em audiência com o secretário de Atenção a Saúde Helvécio Magalhães na última quarta-feira (30). Na audiência Magalhães garantiu a implantação de serviço naquele município, como conseqüência de articulações que tiveram início durante visita do deputado a Naviraí, no último dia 28, integrando a comitiva do governador André Puccinelli.
Para Resende, o serviço de diagnóstico e tratamento de renais crônicos atende a uma demanda da região. “Todos aqueles que necessitam realizar hemodiálise de mais de 30 municípios buscam Dourados para realizar seus tratamentos. Desta forma, vamos descentralizar o serviço. Já conversei com a classe médica e constatei que existe o interesse de implantar um centro de nefrologia e profissionais capacitados para isso no sul do Estado, mais especificamente na região de Naviraí”.
Helvécio Magalhães disse que basta o Governo do Estado enviar a solicitação que ele despacha na hora. “Vou priorizar esta solicitação do deputado Geraldo Resende. Além de Dourados, os pacientes de Mato Grosso do Sul também buscam tratamento em Ponta Porã e no norte do Paraná”.
Depois de implantado, o serviço vai oferecer exames e tratamentos e poderá desafogar os atendimentos que chegam a Dourados e Ponta Porã. Atualmente a Prefeitura de Naviraí faz o transporte de cerca de 20 pacientes para o tratamento com hemodiálise, em três dias da semana em Dourados. Porém como o município não está suportando a demanda da Região, em muitas situações o deslocamento tem que ser feito até Ponta Porã ou Campo Grande, provocando um grande transtorno aos doentes e familiares. Além de Naviraí o serviço atenderia as cidades da micro-região, com um total de aproximadamente 50 doentes renais que vão para Dourados.
Em Naviraí a Prefeitura faz reuniões com profissionais para acelerar o processo. “Ao invés do SUS pagar pelo serviço em Dourados, pagaria aqui”, disse o Prefeito Zelmo de Brida, mencionando que os pacientes evitariam percorrer quase 900 quilômetros por semana.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Rapaz de 22 anos que estava conduzindo o Jeep Renegade da vítima está preso e adolescente que confessou assassinato foi apreendido
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.