Geraldo anuncia 10 academias de saúde para Dourados

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), pré-candidato a prefeito de Dourados, anunciou, nesta sexta-feira (03), a destinação de recursos para a construção de 10 academias de saúde no município. Ele informou que, além das duas unidades viabilizadas em agosto do ano passado, outras oito acabam de ser garantidas por meio de indicação ao Ministério da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), pré-candidato a prefeito de Dourados, anunciou, nesta sexta-feira (03), a destinação de recursos para a construção de 10 academias de saúde no município. Ele informou que, além das duas unidades viabilizadas em agosto do ano passado, outras oito acabam de ser garantidas por meio de indicação ao Ministério da Saúde, e que serão pagas com emenda individual que o parlamentar apresentou ao Orçamento Geral da União de 2012.

Segundo o parlamentar, acordo com a administração municipal garante a instalação das academias em praças e outros locais públicos para melhor aproveitamento. Os recursos para as duas primeiras já estão na conta da prefeitura, que já abriu os processos de licitação. Uma delas será construída na futura Praça do Parque Ambiental do Córrego Rego d’Água e a outra no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

A emenda que vai garantir as oito academias da saúde para Dourados é de R$ 2 milhões e viabilizará, no total, mais 22 academias da saúde para Mato Grosso do Sul, beneficiando 14 cidades.

Além das unidades definidas nesta semana, Geraldo Resende já havia conquistado outras 41, por meio de recursos de programação, totalizando 63 academias para 55 municípios sul-mato-grossenses, o que possibilitará que quase 90% das cidades de MS sejam contempladas com essa estrutura.

“Há hoje um contingente expressivo da população brasileira que está com sobrepeso para a sua faixa de idade. E as pessoas com obesidade têm propensão a ter várias doenças, como diabetes, hipertensão arterial. Hoje o País todo está mobilizado para que façamos mudanças de hábitos em nossa vida, mudando nossa rotina. E o governo federal tem apontado que uma das atividades que podem melhorar a saúde é a criação dessas academias. Por isso estamos priorizando esta ação”, destacou Resende.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa de academias da saúde tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Recursos nos cofres

A primeira parcela dos recursos para a construção das duas academias de saúde está na conta da prefeitura desde 8 de março. Naquela data, o Fundo Nacional de Saúde creditou na conta dos Fundos Municipais de Saúde de 22 municípios do Estado, R$ 776 mil, o que significa 20% dos recursos que serão repassados para as cidades priorizadas.

Para definir as 22 cidades beneficiadas com as academias de saúde, Geraldo Resende enviou correspondências nos meses de julho e agosto do ano passado, para todas as cidades do Estado, solicitando o cadastramento de projetos.

As propostas foram entregues, na época, nas mãos do ministro da saúde Alexandre Padilha, com a argumentação técnica da importância do investimento naquelas cidades. “O ministro nos garantiu que iria priorizar aqueles municípios, e cumpriu o compromisso”, comemorou Resende.

Conteúdos relacionados