Os turistas brasileiros deixaram o valor recorde de 21,2 bilhões de dólares no exterior em 2011 – cifra 29,3% superior à de 2010, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central. Já os estrangeiros deixaram no país 6,8 bilhões de dólares, um avanço de 16,7% na comparação anual. O resultado foi um saldo negativo recorde para o setor, de 14,5 bilhões de dólares.

Apesar da alta, os gastos vinham se desacelerando nos últimos meses do ano. Em novembro – o quarto mês consecutivo de recuo – houve queda de 5% na comparação mensal. Em dezembro, houve recuperação devido ao período de férias e as despesas aumentaram em 2,2% em relação ao mês anterior. O déficit na conta de viagens internacionais do último mês do ano ficou em 1,1 bilhão de dólares.

A avaliação dos economistas é de que a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras internacionais com o cartão de crédito e a alta do dólar (que beirou os 2 reais em outubro) impactaram o turismo dos brasileiros no exterior. Até agosto do ano passado, a moeda americana vinha em ampla trajetória de queda, aproximando-se de 1,50 real.

Entre janeiro e agosto do ano de 2011, que compreende dois períodos de alta temporada, os gastos dos brasileiros alcançaram 14,3 bilhões de dólares. As despesas passaram a desacelerar também devido ao temor de que a crise internacional pudesse afetar o Brasil.