Futuros secretários definem metas para Corumbá
Confirmados como integrantes do primeiro escalão da administração de Paulo Duarte (PT) na Prefeitura de Corumbá, cinco secretários, anunciados na quarta-feira (14), falaram sobre os principais desafios que terão à frente das pastas. Na Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová de Souza, afirmou que já no primeiro ano o objetivo será concretizar o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Confirmados como integrantes do primeiro escalão da administração de Paulo Duarte (PT) na Prefeitura de Corumbá, cinco secretários, anunciados na quarta-feira (14), falaram sobre os principais desafios que terão à frente das pastas.
Na Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová de Souza, afirmou que já no primeiro ano o objetivo será concretizar o aterro sanitário de Corumbá. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei Federal 12305/2010, estabelece que até outubro de 2014 os “lixões” existentes Brasil afora sejam encerrados.
“O desafio é grande, não é só conseguir a licença ambiental para o aterro sanitário, mas viabilizar a captação de recursos e projetos junto ao Ministério das Cidades e Funasa. Temos ainda o chamado PAC 3 que está voltado especificamente aos projetos de saneamento básico no município e isso inclui o próprio aterro sanitário”, antecipou.
Indicado para a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão afirmou ver três eixos essenciais para trabalhar a partir de 1º de janeiro de 2013. “Nessa pasta vejo três áreas principais: a do planejamento urbano que mexe com a territorialidade; a própria infraestrutura que são a drenagem, pavimentação, iluminação, coleta de lixo e outros serviços de atendimento ao cidadão e o terceiro fator é o desenvolvimento institucional, a capacitação do funcionário e valorização do servidor para dar o melhor atendimento ao público”, observou.
Hélio de Lima, que vai chefiar a Secretaria Municipal de Governo, explicou que sua função será a de coordenar politicamente o trabalho das demais secretarias e trabalhar a relação institucional da Prefeitura. “Vamos fazer esse trabalho de relação com a Câmara de Vereadores, com segmentos sociais e todas as gerências da administração, como a da mulher, da juventude, comunicação. Vamos trabalhar integrados e numa coordenação política de todas as demais secretarias”, contou.
Para a Secretaria de Educação foi indicada a professora Roseane Limoeiro Pires da Silva. Ela tem a missão, dada pelo prefeito eleito de capitanear a ampliação do número de escolas integrais da Rede Municipal de Ensino (REME) e fortalecer as políticas públicas do setor.
“Nosso primeiro alvo é o fortalecimento das políticas públicas para a educação no nosso município de forma democrática e participativa, ressaltando sempre a função social da nossa escola, que é formar e transformar cidadãos. Queremos ainda aproximar a comunidade da escola. A presença dos pais na escola é muito importante, fundamental para que a escola se desenvolva”, frisou.
A recém-criada Fundação Instituto de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico terá a missão de planejar o desenvolvimento de Corumbá para as próximas décadas e promover a valorização do patrimônio histórico da cidade dentro de uma política que prime pela sustentabilidade.
“A proposta é que a cidade cresça de forma organizada, ordenada. Quando se fala em planejamento urbano não se refere apenas ao embelezamento da cidade, mas sim em proporcionar que as pessoas, em seus bairros, tenham acesso a infraestrutura e a serviços urbanos. Isso é planejar a cidade”, explicou a futura diretora-presidente da Fundação, Maria Clara Scardini.
Ela complementou que no que tange ao patrimônio histórico o maior desafio será “promover a preservação com sustentabilidade. Queremos dar uso para esse patrimônio e fazer com que se mantenha. Isso pode passar pelo turismo, pela cultura e infraestrutura, por isso nossas fundações precisam trabalhar alinhadas para que possamos pensar no patrimônio, mas prevendo sustentabilidade”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.