, Xavi e Cristiano Ronaldo serão os grandes protagonistas da festa de gala da , que será realizada nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Os três jogadores concorrem ao posto de melhor jogador do mundo em 2011, prêmio que o Brasil não concorre desde 2007, quando Kaká, então no Milan, venceu.

Desde então quem colocou o nome do Brasil em cima do palco da principal premiação da entidade foi Marta, eleita a melhor do mundo nos últimos cinco anos.
s

Porém, devido ao baixo rendimento nesta temporada, a jogadora brasileira não desponta como favorita dessa vez e pode ver sua dinastia cair para a japonesa Homare Sawa ou a norte-americana Abby Wambach.

Neymar desponta então como principal do país para ganhar ao menos um prêmio de consolação. O atacante do Santos, que estava na relação dos 23 melhores do mundo, vai concorrer ao prêmio de gol mais bonito do ano (marcado em julho, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro) –Messi e Rooney são os outros dois candidatos.

O Brasil pode ter seu nome também na seleção da temporada do prêmio Fifa/FIFPro(Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissionais). Neymar, Daniel Alves, Lúcio, David Luiz, Maicon, Marcelo, Thiago Silva e Kaká estão na disputa.

De todo modo, mesmo se não conseguir uma premiação, o Brasil não passará em branco. André, artilheiro da Copa do Mundo de Beach Soccer 2011, com 14 gols, será homenageado como o maior goleador do torneio, disputado em Ravenna, na Itália.

Pelé estará em Zurique como representante do governo brasileiro. Será “embaixador honorário” do país no evento.

O jovem atacante Henrique, do São Paulo, campeão do Mundial Sub-20 em 2011, foi convidado pela Fifa e também marcará presença. Ele foi artilheiro e eleito o melhor jogador do torneio.